A cidade de Calistoga, situada no norte de Napa Valley, é conhecida não só pela produção de vinho, mas também pela grande quantidade e qualidade de fontes de águas termais, e consequentemente, excelentes SPAs.
Nessa região, existe também um Old Faithful Geyser, e aproveitamos para fazermos um passeio de bike até lá, para conhecermos este curioso fenômeno natural.
O Old Faithful Geyser da Califórnia é um dos três geysers do mundo, que possuem a denominação “Old Faithful”. São chamados assim por executarem jatos em intervalos regulares, que no caso deste, ocorrem a cada 30 minutos podendo atingir até 30 metros de altura.
Um geyser existe apenas quando as condições são adequadas. Estas condições incluem uma fonte natural subterrânea profunda de água, uma fonte de calor, e uma série de fissuras, fraturas e cavidades que fornecem um caminho para a superfície da terra. Além disso, as formações rochosas circundantes devem ser fortes o suficiente para manter ataques contínuos da intensa pressão de explosões de vapor e água.
A água do Old Faithful Geyser da Califórnia vem de um rio subterrâneo. Quando esta água flui sobre o magma quente derretido no fundo da terra, ferve e se expande, e é recolhido em grandes cavidades. Sob enorme pressão do calor, e assistida por uma constrição da passagem para a superfície, a água superaquecida é forçada através das fissuras e fraturas e irrompe com uma onda de vapor seguido de uma fulminação de água quente. Em condições normais da água, do calor, e da estrutura subterrânea, todos permanecem constantes e, por essa razão, o Old Faithful irrompe regularmente. Condições que alteram o padrão normal parecem estar relacionadas com abalos sísmicos, e por isso, o Old Faithful Geyser da Califórnia pode se revelar como um bom preditor de terremotos.
A visita é super rápida, e o local não oferece nenhum outro atrativo, mas foi interessante estar diante de um fenômeno que sempre nos pareceu muito distante, apenas guardados nos livros de Geografia.