A vinícola Viu Manent é mundialmente conhecida pelos seus Malbecs. O vinho Viu Manent 1 já bateu muitos Malbecs argentinos em concursos mundo afora. Este prodígio se obtém com parreiras velhas em São Carlos e Vale de Conchagua.
Fomos acompanhados nesta visita por Freddy Grez, que de modo bem diferente nos guiou em um “recorrido” pelos vinhedos em uma charrete conduzida por dois cavalos. Bem original. São 150 hectares em São Carlos e mais dois campos em Perallilo e La Capilla, com as brancas Chardonnay, Sauvignon Blanc, Semillon e Viognier. As tintas: Merlot, Carmenère, Syrah,Cabenert Sauvignon e a Malbec. Do lote 4 sai o famoso Viu Manent 1, de plantas com idade entre 80 a 120 anos de baixo rendimento.
Após a degustação fomos convidados a almoçar no charmoso restaurante da vinícola.
Degustação na Viu Manent
o1: Gran Reserva Malbec 2010
De cor violeta. No nariz a fruta se sobressai, não ultrapassando o toque da madeira, em um belo conjunto. Aromas de frutas vermelhas, maduras. Intensidade aromática média, boa acidez. Bom vinho.
o2: La Capilla Cabernet Sauvignon 2009 Single Vineyard
A linha Single Vineyard leva este nome para passar ao consumidor a informação de que todos os vinhos são elaborados com as uvas provenientes da mesma localidade, do setor de La Capilla, `a 30 km da vinícola. Este vinho passou 16 meses em barricas de carvalho. De bom corpo, intensidade aromática média. Na boca taninos por evoluir, mas com boa presença, levemente adstringente. Vinho bem elaborado, mas sem muito o que apresentar. Bom.
o3: El Olivar Alto Syrah 2009 – Single Vineyard
Sua alta viscosidade aparece nas lágrimas rosadas. No nariz boa intensidade aromática. Na boca taninos por evoluir, mas com boa presença. Persistência média. Bom retrogosto.
o4: El incidente Carmenère 2008
Este vinho leva este nome porque os donos, aficionados por balões, em um dia de vento forte sofreram um acidente. Fizeram pouso forçado em uma feira próxima e se salvaram. Vinho de bom corpo, boa viscosidade, aromas intensos de couro. Na boca os taninos estão agressivos, necessitando de mais alguns anos para serem domados.
o5: Viu 1 – Vintage 2009 – Malbec
A curiosidade e a ansiedade para degustar este famoso vinho era grande. Com produção de somente 10.000 garrafas, cuidadosamente retiradas de parreiras centenárias, entre 80 a 120 anos, rendimento de 7000 kg por hectare passando por 22 meses em barrica de carvalho. Apresentou-se com grande complexidade aromática, viscoso de cor negra, tão forte o volume de extrato e corpo. Na boca dá vontade de mastigá-lo. Grande final de boca. Persistência longa que se mantem até hoje em minha lembrança. Um grande vinho. Para poucos que tem a felicidade de degustá-lo. Recebeu 94 pontos de Robert Parker e que confirmo esta alta pontuação. Um vinho para ocasiões especiais.