Minha história acadêmica no mundo do vinho começou há mais de 15 anos. Ministrei centenas de cursos. Em 2012, idealizei o projeto Wine World Adventure, uma viagem pelo mundo a bordo de um motorhome. Visitei 57 regiões vinícolas dos 24 principais países produtores de vinhos, durante 2 anos e 3 meses. Retornei ao Brasil em março de 2014. Logo após, idealizei a Escola Itinerante de Vinhos e ministrei vários cursos nas cidades do interior e nos condomínios fechados de Belo Horizonte. Em minha trajetória degustei mais de 15.000 vinhos e ministrei mais de 100 cursos.
Percebi que ainda faltava algo. Em virtude da experiência como professor e do conhecimento adquirido internacionalmente, meus amigos e alunos constantemente solicitavam dicas de vinhos para comprar. Quase sempre nestas horas, me sentia desconfortável em indicar um rótulo. Parecia que estava dando preferência a uma vinícola. Por outro lado, não é justo indicar um determinado rótulo e deixar centenas de outros fora da lista. Além disso, existe o constrangimento de não saber até onde o preço do vinho cabe na carteira de quem pediu a dica. Por outro lado, recomendar vinhos de preço elevado é fácil, com poucas possibilidades de erros, mas pode constranger quem recebe a dica ou ultrapassar seu objetivo de despesas com vinhos.
Outra coisa que me incomodava, era ter que deixar o aluno caminhar sozinho depois de ter feito o curso. Percebi que a maioria gostaria de continuar na busca do conhecimento tanto em relação à teoria quanto à prática de degustação, mas não queria fazê-lo sem a orientação do mestre.
Objetivando eliminar estas lacunas e atender meus alunos, amigos e futuros clientes, decidi lançar um novo projeto: um clube de vinhos. Batizei-o de Wine Club Adventure.
Antes de realizar este projeto, inúmeras perguntas algumas sem resposta me conturbaram. Foram muitas. Porque abrir um clube de vinhos? Porque não aproveitar minha bagagem internacional adquirida e prestar um bom serviço aos alunos e amigos? Porque não misturar a parte acadêmica com a área comercial? Vale a pena entrar para um clube de vinhos?
Pesquisei muito para responder a estes questionamentos.
Sim vale a pena. Vale a pena àqueles que estão iniciando no mundo do vinho e aos que já estão na caminhada há mais tempo. Vale a pena, porque a falta de tempo das pessoas e a questão do trânsito nas capitais para o deslocamento até as lojas especializadas em vinhos são entraves aos consumidores. Sim, vale a pena aproveitar o conhecimento técnico de um professor e consultor de vinhos para buscar novas uvas ou vinhos de tipicidade de regiões vinícolas pouco conhecidas ou de países que não transitam fortemente no mercado internacional. E o melhor de tudo: vale a pena economizar. Os clubes de vinho oferecem ao cliente preços bem abaixo aos praticados no mercado.
Apesar de todas as vantagens, alguns cuidados devem ser observados ao se associar a um clube de vinhos para não se sentir decepcionado:
– Critérios de seleção: qual é a filosofia do clube? Quais critérios eles utilizam para selecionar os vinhos? Eles se preocupam com a qualidade? Buscam rótulos diferenciados, diferentes e surpreendentes? Buscam novas uvas desconhecidas? Lembre-se de uma regra que vem desde os vinhedos: quanto menor a produção melhor é a qualidade. Vinhos produzidos em larga escala podem pecar na qualidade.
– Frete: para toda entrega em domicílio há um valor de frete. Não existe frete grátis. Por mais que te digam isso, ele estará embutido no valor do produto e com isso a qualidade do vinho será inferior à esperada.
– Taxas: Existe taxa de associação e de cancelamento? A isenção de taxas te oferece maior flexibilidade e autonomia para entrar e sair quando desejar.
– Obrigatoriedade: você é obrigado a pagar uma mensalidade mensal ou você tem a opção de cancelar um pedido quando achar conveniente?
A todos os interessados, sugiro que reflitam sobre essas questões.
O diferencial do meu clube é apresentar todos os meses vinhos de um país diferente ao associado. A cada mês um novo país. A primeira seleção é da Itália.
Espero que todos vocês também possam se aventurar com a gente! Associe-se no site: www.wineclubadventure.com