Tarifa é a capital mundial do Windsurf e está localizada no ponto mais meridional da Península Ibérica, perto de Cádiz, Andaluzia, Espanha.
O vento sopra constantemente sobre as velas coloridas estendidas ao vento forte do Mar Mediterrâneo e do Oceano Atlântico, criando um ambiente de correntes de ar diferenciada para a prática do Windsurf. Incrível, em um mesmo ponto: o olho direito mira o Mediterrâneo e o olho esquerdo o Atlântico. Concentrando-se com os dois olhos, ao fundo, a poucos quilômetros visualiza-se terras do norte da África, Marrocos, divididas pelo Estreito de Gibraltar.
Tarifa, porta de entrada e saída da Espanha até a África teve seus dias de glória e importância estratégica durante o período da idade média e das corridas marítimas em busca de terras desconhecidas ou de invasões por diversos povos, palco de inúmeras batalhas.
Atualmente, sua força econômica está voltada para o turismo de atividades esportivas ligadas ao mar.
Na praia profissionais e inúmeros iniciantes recebem aulas para a prática de windsurf.
É impressionante a quantidade de pessoas tentando dominar o vento, com suas velas coloridas, formando um belo quadro no céu.
O bom tempo do dia seguinte, mas ainda frio não nos encorajou a entrar na água, mas aproveitamos para colocar o corpo em dia, com muita malhação e corrida entre os dois oceanos,
No final da tarde deixamos este por do sol para trás e partimos para Barcelona.