A 4ª geração da família Brandelli, os gêmeos Marcio e Magda fundaram em 2008, a vinicola Almaúnica de arquitetura moderna, uma construção imponente em linhas retas, com pé direito de 18 metros, possibilitando instalar todos os equipamentos de manuseio da matéria prima e equipamentos de vinificação e caves em andares, seguindo a concepção atual de tratar os fluxos de produção de todas as fases utilizando a força da gravidade.

Família Brandelli em sua 4a geração
A TV Globo da Serra Gaúcha esteve no local para acompanhar a nossa visita filmando e entrevistando nossa equipe.

entrevista com a TV Globo local
As uvas chegam à cantina e são desengaçadas com cuidado para evitar o rompimento das bagas e quebra de cachos. Os bagos caem em uma mesa vibratória, onde é realizada uma seleção manual. Em seguida são esmagadas e por gravidade seguem para os tanques de aço inoxidável para iniciar o processo de fermentação. Após o processo de fermentação os vinhos tintos fazem a trasfega por gravidade e não por bombas mecânicas. A grande vantagem de ser por gravidade é de eliminar a entrada de oxigênio, bem comum quando se utiliza de trasfegas por bombas, que geralmente cria oxidação e a perda de aromas.

Natália observando os pequenos tanques de fermentação
Nas caves, no sub-solo, a transferência do vinho também é realizada por gravidade para as barricas de carvalho americano e francês, onde repousam, dormem para a sua longa fase de amadurecimento. O foco da vinícola é em produção pequena, com baixo rendimento relação uva x mosto, em torno de 2 kg por litro.

barricas de carvalho

sala de recepção Almaúnica

usando pepita para degustação de barril

sala de barricas
- processo de remouage – movimentos circulares para as borras não aderirem na parede interna

Márcio mostrando as leveduras em seu ponto final de autólise

tintos adormecendo nas caves
Vinhos degustados:
o1: Pinot Noir Almaúnica Reserva 2011
Com uma produção limitada, 6000 garrafas, o vinho promete daqui a alguns anos. Se mostrou jovem, mas já com taninos quase macios e equilibrado. Daqui a alguns anos este vinho promete.
o2: Syrah Almaúnica Reserva 2011
Este Syrah ainda não engarrafado foi provado tirando o vinho com a pepita do barril de carvalho. Apesar de não ter cumprido todo seu amadurecimento na barrica, já mostra potencial para um grande vinho.
03: Syrah Almaúnica Reserva 2010
A obra prima de Márcio Brandelli. Como ele diz: “Um vinho elaborado com alma e cada garrafa é única. Uma raridade quando se fala em Syrah no Vale dos Vinhedos, casta esta não muito plantada, nestas bandas. Um vinho de R$55,00 que recebeu 90 pontos pela revista Adega. Excepcional custo/qualidade.
o4: Malbec Almaúnica 2011
Este vinho será lançado dia 7 de maio de 2012, para marcar os 40 anos dos gêmeos, Márcio e Magda. E o preço? Coincidência ou não foi calculado e será de R$40,00. Entre conversas deliciosas Márcio prometeu guardar uma garrafa para ser aberta quando eu completar a viagem. Vamos ver como vai evoluir durante 30 meses, prazo do término da aventura etílica do projeto Wine World Adventure..
1 Comentário. Deixe novo
Já anotei o nome do Syrah! Descobri que adoro essa uva e se foi tão bem descrito e com uma ótima relação custo-benefício! Syrah Almaúnica Reserva 2010 vai ser o vinho da semana!