Logo após a visita ao templo – vinícola Opus One – atravessamos a rodovia 29 e entramos na vinícola que pertencia à família Mondavi, fundada em 1966 e mas que foi recentemente vendida para o grupo Constellation Brandy, após a morte de Robert. Fundada em 1966, continua mantendo a mesma filosofia, mesmo depois da venda.c
Robert Mondavi é considerado um gênio e professor, o patriarca da viticultura californiana pós Lei Seca. Homem visionário e que com uma boa dose de marketing impulsionou e deu prestígio internacional aos vinhos da Califórnia.
Na década de 30, Mondavi começou a se interessar pelos vinhos finos de Napa Valley.
Em 1943, durante uma de suas viagens pelo vale, comprou a vinícola Charles Krug. Com o falecimento do pai, Robert e seu irmão começaram a divergir sobre o futuro da vinícola. O desejo de Robert era de focar na produção de vinhos de alta qualidade, enquanto seu irmão preferia seguir um caminho mais conservador. Em virtude disto, os irmãos se separaram e em 1966, Robert Mondavi, com 53 anos, fundou a própria vinícola, a Robert Mondavi Winery e concretizou seu sonho: produzir vinhos na Califórnia de alta qualidade e que assombrasse o mundo.
Mondavi viajou pelas principais regiões produtoras de vinho do mundo, e das constantes viagens à França obteve conhecimentos profundos para moldar o estilo e a qualidade de seus vinhos.
Em 1967, Mondavi criou o famoso e primeiro branco californiano batizado de Fumé Blanc, um Sauvignon Blanc (com toque de Semillon) fermentado e amadurecido em barricas de carvalho francês.
Em 1968 lançou seu primeiro Cabernet Sauvignon Reserve, que assombrou o mundo. Seu triunfo foi a compra do excepcional vinhedo To Kalon, após deixar a vinícola da família. Atualmente o To Kalon é considerado por especialistas o melhor terroir americano para produção de Cabernet Sauvignon.
Atualmente, muitos de seus vinhos são de grande volume e não tão especiais, exceto, os reservas e os vinhos com denominação específica vinda de sub-regiões como Oakville, Stag`s Leap e Carneros. Visitar esta vinícola foi uma satisfação indescritível. É estar em um rincon onde o ar sobe mais leve ao céu. É uma concretização de um sonho, estar neste lugar mágico. Que alegria!
Degustação:
01: Reserve Fumé Blanc 2010 – U$40
De cor branca. Aromas deliciosos remetendo ao maracujá. Alta intensidade aromática e de grande qualidade, surgindo aromas defumados. Na boca, elegante, fino, delicado, fresco e ao mesmo tempo mostrando força. Um grande final de boca. Vinho excelente. 92 pontos. Realmente o estilo Fumé Blanc criado por Mondavi é excepcional. Utiliza a Sauvignon Blanc e a Semillon passando por barris de carvalho francês.
02: Robert Mondavi Cabernet Sauvignon 2008 – U$135
Este vinho passou 8 meses em barris de carvalho francês de primeiro uso. É um corte de Cabernet Sauvignon (55%), Cabernet Franc (8%) e restante de Petit Verdot. De cor violeta. Alta viscosidade com lágrima rosadas, mostrando muito extrato. No nariz aromas de alta intensidade remetendo a cassis e frutas vermelhas maduras. Aromas doces e delicados. Na boca macio, equilibrado, taninos maduros e resolvidos. Bom ataque, grande corpo. Retrogosto longo. Excelente vinho. 90 pontos.
03: Robert Mondavi Cabernet Sauvignon 2009 – Stags Leap District – U$100
De cor violeta, profunda e opaca. Grande viscosidade. Aromas de qualidade e alta intensidade, conduzidos por uma madeira delicada que não esconde a fruta. Na boca, grande corpo. Persistência longa. Muito bom. 89 pontos.