Visitar a Vinícola Ratti é o sonho de todo amante do vinho. Mundialmente conhecida e de forte reputação no mercado brasileiro, esta vinícola foi fundada em 1965, e hoje produz cerca de 300.000 garrafas por ano, através de seus 45 hectares de vinhedo. 60% de sua produção é voltada para a exportação.
Degustação na Ratti:
01: Nebbiolo dAlba Ochetti – 2011
De cor rubí brilhante. Alta viscosidade. Aromas adocicados de goiabada. Na boca, excepcional, acidez bem colocada. Equilibrado. Taninos domados e de excelente qualidade. Retrogosto longo. Excelente. 93 pontos.
02:Barolo Marcenasco – 2009
De cor granada com reflexos de rubí. Alta viscosidade. Aromas delicados e elegantes. Bastante perfumado a flores e rosas vermelhas. Depois surge o tabaco, tornando-o mais complexo. Na boca, taninos elegantes e maduros. Retrogosto longo. Excepcional. 93 pontos.
03: Barolo Roche – 2008
Um vinho de pequena produção. Somente 5.000 garrafas. De cor granada, fosca. Alta viscosidade. No nariz, aromas de alta intensidade remetendo tabaco e couro. Na boca, mais potente que o vinho anterior. De grande corpo, equilibrado. Taninos redondos em um conjunto complexo e harmônico. Retrogosto longo. Um vinho para meditação. Excepcional. 98 pontos.
04: Barolo Roche
Idem de cor ao vinho anterior. Alta viscosidade. Aromas intensos de excelente qualidade remetendo a uma caixa de charutos. Na boca, de grande corpo, grande carga de taninos de excepcional qualidade, maduros, finos. Retrogosto longo. Excepcional. 96 pontos.