

Foi com muita ansiedade que buscamos nosso motorhome no porto de Hamburgo, na Alemanha. Era o início de uma nova fase. Era a tão esperada hora de iniciarmos as descobertas pelo mundo do vinho europeu. Que euforia!
Hamburgo, a 2ª maior cidade da Alemanha e segundo maior porto da Europa, surpreendeu com sua arquitetura medieval gótica e suas centenas de pontes que cortam rio Elba. Segundo os guias de turismo da região, a cidade possui mais pontes que Veneza, e recebe o apelido de Veneza do Norte.
Hamburgo é ideal para se conhecer a pé e de metrô. Em cada estação uma parada e nova caminhada pelas ruas do bairro de Saint Pauli, onde se concentram nightclubs, bares, pubs, teatros e “sex clubs”. Foi em um destes pubs que os Beatles iniciaram sua carreira (em uma rua tem imagens dos Beatles, estilizada em aço inoxidável).
Uma visita imperdível é no museu de miniaturas. Em quatro andares de um prédio inúmeras maquetes mostram a vida de várias cidades, tudo em movimento através de miniaturas (trens, aviões, montanhas com neve, pistas de ski, etc).
Após 4 horas esperando liberação do motorhome pelas autoridades aduaneiras, o Motorhome ultrapassou a cancela que dividi a plataforma de desembarque e segui a voz do GPS rumo a Munique. Antes, uma parada em Ludwigshafen para uma rápida visita a minha prima Mônica e seu simpático e risonho marido, Ivan. Foi muito agradável e Mônica ajudou muito na compra dos adaptadores necessários para interligar o sistema de gás europeu com o sistema brasileiro implantado no Motorhome.
Chegando em Munique o motorhome foi conduzido à concessionária da Iveco para uma manutenção preventiva, preparativa para a nova fase da Europa, prevista para ser completada em aproximadamente 12 meses. Enquanto isso, nos abrigamos no apartamento da nossa tia Therezinha, que mora na Alemanha há mais de 40 anos, onde lembranças, casos e contos familiares do passado foram relembrados em um ambiente muito agradável.
Após a revisão do motorhome, partimos ao encontro da outra tia que mora na bela e charmosa cidade de Munsing, próxima a Munique, ao lado do lago Starnberger: a Tia Cloti.
Tia Cloti nos mostrou seu lindo lugarejo em um passeio de bicicleta, depois de três dias em sua casa, partimos todos rumo ao vale do Mosel, principal região vinícola da Alemanha.
No caminho, paramos para descansar e conhecer a cidade de Heidelberg, que fica a cerca de 350 km de Munique. Apesar de ser uma cidade universitária (abriga a primeira universidade da Alemanha), é também bastante turística, e oferece uma ótima infraestrutura de hotéis, restaurantes e lojas. Caminhamos por suas ruas charmosas que beiram o rio Nekar, e subimos até as ruínas do castelo de Heidelberg onde se pode apreciar um lindo panorama de toda a cidade.
1 Comentário. Deixe novo
Filhos, lugares belíssimos, vcs maravilhosos e com carinha de mta felicidade. Que bela oportunidade de viverem essa aventura!!! As tias parecem ótimas e belas! Curtam e aproveitem o máximo dessa experiencia…
Deus os abençõe, beijos e muita saudade…Amo vocês!!!