Depois de atravessar os Pirineus, vindo da pista de ski de Gourette, na França, atingimos a fronteira da Espanha e chegamos à cidade espanhola de Pamplona, capital de Navarra, onde permanecemos por dois dias. Passeamos por suas ruelas, visitamos a Catedral de Pamplona e o Museu de Navarra, dedicado à história da arte e arqueologia da região.
Esta cidade fundada pelo general romano Pompeu é internacionalmente conhecida em virtude da famosa festa de Sanfirmines, onde touros são soltos no meio da multidão, atropelando e chifrando os fanfarrões mais corajosos.
O “Encierro”, como é chamado, começa no “Ayuntamiento”, onde os touros enfurecidos cruzam atrás da multidão passando pela praça Consistorial e atingem el Champinaz. Em disparada, fazem a curva em Mercaderes e entram na famosa Calle de La Estafela, terminando a apoteose na Plaza de Toros. Nesta Plaza de Toros está situada a arena mais antiga da Espanha, inaugurada em 7 de julho e 1922, com 52 metros de diâmetro e capacidade de 12.200 expectadores, mas que hoje se encontra fechada para as ditas sanguinárias touradas.
A vida noturna de Pamplona é agitada. O centro histórico é repleto de bares, onde os moradores da cidade costumam se encontrar pra bater um papo e saborear um pincho acompanhado de vinho da região. Os pinchos são muito comuns na culinária do norte da Espanha, e nada mais são que gastronomia em miniatura. A proposta é elaborar pequenas porções de comida baseadas em pratos requintados, permitindo o freguês experimentar várias delícias da casa por um preço bem menor.
Mas o campeão nas mesas dos bares é realmente o vinho tinto (de Navarra e Rioja), que é vendido em forma de taça, e o melhor, com o preço máximo de 2 Euros, tanto nos vinhos jovens quanto no crianza.
Outra especialidade da região é o jamon ibérico, e produtos de charcutaria como o salchichón e chorizo. Existem de vários tipos e preços, que normalmente são elevados, mas está sempre presente na culinária espanhola. As charcutarias são paradas obrigatórias, é interessante observar e provar umas lasquinhas desse tão típico e delicioso produto espanhol