Esta importante vinícola de Stellenbosch apresenta uma edificação moderna e bonita. Suas uvas vem de vinhedos de várias áreas. Groenekloof, em Darling, perto do mar em um microclima mais frio, em média do que as áreas circundantes. Também tem vinhedos em Elgin, área mais quente, com solos comparados ao de Borgonha. Em uma nova área em Pierkenierskllof, 50 km de Tulbagh onde a Grenache se adaptou bem.
Degustação na Neil Ellis:
Linha Vineyard Selection Range Limited
01: Sauvignon Blanc Groenekloof 2013 – Rand 75
Amarelo claro. Aromas de intensidade media para longa, de excelente qualidade. Fino, elegante e delicado. Muita fruta. Na boca de corpo médio, equilibrado. Muito bom. 86 pontos.
02: Sauvignon Blanc Amica 2012 -– Rand 165
Amarelo claro. Aromas de intensidade média remetendo lácteos de ótima qualidade. Bom ataque. Equilibrado, complexo. Leve amargor no final, que não compromete o conjunto. Retrogosto longo. Muito bom. 88 pontos.
03: Aenigma 2012 – Rand 65
Um corte de 35% de Chenin Blanc e restante de Viognier este exemplar branco se mostrou de cor amarelo claro, viscosidade média. Aromas de intensidade média de flores amarelas. Na boca, macio, equilibrado, acidez bem posicionada. Bem elaborado. Muito bom. 86 pontos. Excelente custo qualidade.
04: Chardonnay Neil Ellis 2012 – Rand 90
Mesma cor do vinho anterior. Nariz menos intenso remetendo a frutas maduras. Na boca, macio, equilibrado. Retrogosto médio. Acidez bem posicionada. Muito bom. 86 pontos.
05: Aenigma 2012 Red Blend – Rand 65
Um corte de 60% de Shiraz, 35% de Cabernet Sauvginon e restante de Cabernet Franc e Merlot.
De cor violeta, brilhante. Aromas doces de frutas vermelhas com fundo de ameixa. Na boca de corpo leve, macio, pequena carga de taninos bem posicionados e maduros. Vinho simples para o dia a dia. Retrogosto curto. Bem elaborado. Bom. 82 pontos.
06: N. Ellis Vineyard Selection Grenagre 2010 – R275
De cor violeta brilhante. Viscosidade média. Nariz de boa intensidade, destacando o chocolate. De corpo leve, macio. Retrogosto curto. Bem elaborado. Bom. 83 pontos.
07: N. Ellis Selection Rodanos 2009 – R275
Um corte de Syrah (79%) e restante Grenache, de cor violeta escura. Viscoso. No nariz aromas de intensidade média. Na boca, de corpo médio, taninos leves, redondo. Sem complexidade. Retrogosto curto. Bem elaborado. Bom. 82 pontos.
08: N. Ellis Syrah 2011 – R90
Oriundo de vinhedos de Elgin, área mais quente do que Stelenbosch, mostrou uma cor violeta escura. Viscosidade média. No nariz, aromas de intensidade média, remetendo a cereja madura. Na boca, de corpo médio, taninos firmes, mas que precisam de um pouco mais de tempo para evoluírem. Retrogosto curto. Muito bom. 86 pontos.
09: Pinotage Selection Vineyards 2011 – R220
Este vinho passou 16 meses em barris (30% de primeiro uso). De cor violeta escura. Viscoso. No nariz, aromas doces de frutas maduras. Na boca ele está macio e de boa estrutura. Taninos sedosos. Retrogosto médio. Muito bom. 88 pontos.
10: Pinotage 2010 – R90
Com uvs dos vinhedos de Jonkerskook de mesma cor do vinho anterior. Viscosidade média. No nariz notas de chocolate. Na boca, de corpo mais leve do que o anterior. Macio. Um pouco fugidio. Bem elaborado. Retrogosto curto. 82 pontos.
11: N. Ellis 2011 – R90
Um corte de Cabernet Sauvignon (70%) com Merlot. De cor violeta escura. Nariz remetendo a pimentão. Viscoso. Na boca, boa carga de taninos domados. De corpo médio. Equilibrado. Bem elaborado. Retrogosto curto. Bom vinho. 83 pontos.
12: Cabernet Sauvignon 2010 – R125
De cor violeta claro. Viscosidade média. Nariz de intensidade média, remetendo a uma caixa de papelão, que compromete. Na boca, de corpo médio, taninos verdes. Retrogosto curto. Bem elaborado. Razoável. 79 pontos.
13: N. Ellis Noble Late Harvest 2011-R125
Um vinho de sobremesa que passou 8 meses em barricas de 225 litros. De cor amarelo claro. Viscosidade média. Aromas elegantes de boa intensidade, remetendo a mel e abacaxi por amadurecer. Na boca, doçura sutil. Elegante e equilibrado. Muito bom. 88 pontos.