Próximo à pequena e medieval cidade de Briones, em Rioja Alta, se encontra o espetacular e magnífico Museu da Cultura do Vinho, referência mundial e integrado com a moderna Bodega Dinastia Vivanco, que elabora vinhos de alta gama.
A visita a este museu necessita de pelo menos 4 horas para ver as peças antigas e modernas de todo o processo de vinificação e assistir vários filmes tais como: Processos de vinificação, Fabricação de Garrafas, Fabricação de Barris e Fabricação de Rolhas. É um passeio pela história e cultura do vinho. Uma verdadeira aula…
Seus vinhos são modernos e de excepcional qualidade e personalidade. Seus 300 hectares de vinhedos se estendem entre os municípios de Briones e Haro, onde são plantados em solos argiloso-calcário as uvas tintas: Tempranillo, Garnacha, Mazuelo, Maturana e um pouquinho de Cabernet Sauvignon. As brancas Viúra, Garnacha Branca e Malvasia, completam o quadro.
Utilizam barris de carvalho francês e americano, onde sua linha de produção adormece. São vários tintos espectaculares.
Degustação na Dinastia Vivanco:
01:Maturana Tinta
Este vinho varietal pouco comum, por ser da casta Maturana, estagiou 14 meses em barril francês de primeiro uso. De cor violeta, bastante escura, opaca. Aromas de alta intensidade, sobressaindo especiarias (pimenta e cravo). Na boca repete as especiarias e surge defumados. Macio, aveludado, taninos domados, elegantes e maduros. Retrogosto longo. Excelente. 93 pontos.
02: Colección Vivanco 4 Varietais
Um vinho de corte com 70% de Tempranillo, 15% de Graciano, 10% de Garnacha e restante de Mazuelo, se apresentou de cor granada, intensa. Alta viscosidade. No nariz, complexo, a cada minuto mostrando algo mais, começando com marmelo e terminando com toques de baunilha de excelente qualidade. Na boca, grande corpo. Taninos aveludados , macios. Retrogosto longo. Excepcional. 96 pontos.
03: Colección Vivanco Garnacha 2008
Um varietal da casta Garnacha estagiou por 18 meses em barricas de carvalho francês, maceração em frio. Vinificado em parcelas separadas, micro-vinificações. De cor sangue, escuro. Alta viscosidade. Aromas intensos de groselha. Na boca, macio, elegante, complexo. Retrogosto longo. Vinho excelente. 93 pontos.
04: Mazuelo 2010
De cor violeta, bastante escura, brilhante. Alta viscosidade, com lágrimas rosadas. No nariz aromas intensos de amora madura. Na boca, balsâmico, taninos elegantes e macios. Complexo. Retrogosto longo. Excelente. 92 pontos.