Das videiras dos vales e colinas, em torno da cidade de Montalcino, surge um dos grandes vinhos da Toscana e do mundo: o Brunello di Montalcino. Um grande vinho elaborado com a mais importante uva tinta italiana, a Sangiovese. Na verdade, nesta região são vários clones da Sangiovese que aumenta o leque dos diferentes estilos de Brunello, cujo clone principal é chamado de Sangiovese Grosso.
A cidade de Montalcino fica no sul da Toscana, cerca de 40 km de Siena.
O vinho Brunello é envelhecido pelo período de quatro anos em barricas de carvalho francês ou em grandes tonéis, normalmente de carvalho esloveno. No caso do Riserva, mais um ano em barrica ou garrafa. Vinho de grande estrutura, muito tânico quando jovem, o Brunello necessita de cinco a dez anos para atingir a sua maturidade e, quando de bom produtor e de boa safra, pode envelhecer por décadas. Em sua plenitude, o Brunello é, sem dúvida, um vinho inesquecível, apresentado no nariz um buquê fantástico e na boca estrutura encorpada e aveludada.
Para quem deseja iniciar no mundo do Brunello recomendo começar pelo Rosso di Montalcino, que é elaborado com a mesma casta Sangiovese Grosso, na região delimitada de Montalcino. Apesar de ser elaborado com a mesma Sangiovese Grosso o Rosso di Montalcino apresenta maior simplicidade, menos complexidade, menor estrutura do que os Brunellos. Geralmente o rendimento (hectrolitros por hectare) utilizado no Rosso é superior ao utilizado para elaborar os Brunellos. Além, o tempo de repouso nas barricas é menor, mas nem por isto deixa de ser um vinho interessante.
O “terroir” da zona de viticultura de Montalcino é muito variado, mesmo entre vinícolas vizinhas, com tendência a clima seco e moderadamente mediterrâneo e protegido das tempestades pelo Monte Amiata. A altitude alta favorece a amplitude térmica diurna versus a noturna, favorecendo o sofisticado “bouquet” deste vinho.
O tipo de solo também varia muito, influenciando no caráter do vinho, passando de calcário argiloso alternando com solos pedregosos, e em algumas áreas mais arenoso.