“Terroir” -não se trata apenas do solo, do terreno, mas a ele devemos somar a idéia das substâncias que compõem o subsolo, a inclinação do terreno, sua drenagem e outros conceitos micro-climáticos como a insolação. É uma palavra francesa sem tradução para o português, por isto as pessoas ligadas ao mundo dos vinhos a utilizam. Não há uma definição para terroir. Terroir é um conceito e tem uma definição ampla.Vem de “terre” em francês, ou seja; terra.
Mas isto é pouco: “Terroir” é mais complexo; é uma combinação de vários fatores tais como o solo, as rochas, o clima (sol, chuva, vento, etc), a inclinação da colina, a altitude de uma vinha. Terroir é o princípio de orientação por trás do conceito europeu de que os vinhos devem ser denominados a partir do local de origem; o nome da região sugere, quais
uvas foram usadas para fabricar o vinho daquela região, ou seja; as regiões influenciam as características dessas uvas de maneira particular. É o ambiente no qual a vinha se desenvolve.
De volta ao meu “terroir”, Varginha – Sul de Minas- O motorhome surge na avenida de chegada a cidade Princesa do Sul, terra do ET – o ET de Varginha, famosa mundialmente. Estaciono o motorhome, debaixo da nave espacial, (antiga caixa dàgua que foi revestida de materiais vindos de outros planetas), construída para lembrar quando o extraterrestre desceu em Varginha.

ET de Varginha e o MH
Um tripé, do outro lado da praça, com uma camera profissional da TV local, estava a postos. Entrevistas e filmagens rolaram até ao entardecer. Até daqui à 30 meses, meus queridos amigos conterrâneos.