Falar em Sauvignon Blanc é falar da região de Marlborough, onde fora da França foi a área em que esta uva melhor se adaptou gerando vinhos brancos fantásticos. Esta uva é a branca emblemática da Nova Zelândia, com aromas pungentes que vão dos aspargos e feijão verde aos mais tropicais como citrinos, manga e maracujá.
O que torna Marlborough uma região vinícola especial é a combinação extraordinária de dias longos, noites frias, luz do sol brilhante e outonos secos. Além, um subsolo argiloso aluvial nos vales dos rios Wairau e Awatere.
A temperatura é baixa, que dificulta o amadurecimento rápido da uva, podendo permanecer por longo período nas parreiras, proporcionando o acumulo de açúcares sem sacrificar a acidez, característica típica dos vinhos neozelandeses.
Dois terços dos vinhedos plantados com a Sauvignon Blanc da Nova Zelândia estão plantados em Marlborough, nos terrenos aluviais pedregosos do Wairau Valley. É uma região fria, com uma forte influência marítima, caracterizada por dias de sol e noites frias, o que mantém os níveis de acidez elevados.
Os Sauvignon Blanc de Marlborough apareceram no cenário internacional do vinho em 1985, com um frescor, complexidade e “finesse” surpreendente, o que atraiu a atenção dos consumidores pelo resto do mundo. Marlborough também produz alguns excelentes vinhos brancos de Pinot Gris.
Visitamos as seguintes vinícolas:Saint Clair, Wairau River Wines, Forrest e Cloudy Bay.
Degustação na Saint Clair:
01:Saint Clair Family Estate Pinot Gris – 2012
De cor amarela clara. Viscosidade média. Nariz de boa intensidade aromática. Na boca, macio, elegante, equilibrado, fresco e delicioso. Retrogosto médio. Muito bom. 88 pontos.
02: Saint Clair Family Estate Sauvignon Blanc– 2013 – NZ$19
De cor branca. Viscoso. Alta intensidade aromática de maracujá não muito maduro de excelente qualidade. Na boca, macio, bom ataque, fresco, acidez muito bem posicionada. Excelente. 92 pontos.
03: Saint Clair Family Estate Pionne Block Sauvignon Blanc – 2013 – NZ$26
Da mesma cor do vinho anterior. Viscoso. Nariz de intensidade superior ao vinho anterior, mas mostrando desta vez aromas de abacaxi maduro. Na boca, boa mineralidade e leve sanilidade que mostra sua tipicidade. Enche a boca com qualidade e frescor e ótima acidez. Retrogosto longo. Excelente. 93 pontos.
04: Saint Clair Family Estate Sauvignon Blanc – Wairau Reserve 2013 – NZ$33
De cor amarelo claro. Nariz de alta intensidade aromática e de excelente qualidade, remetendo a abacaxi e aspargos. Muita fruta explodindo. Excelente acidez que enche a boca em um conjunto harmônico. Muito equilibrado e complexo. Grande final. Excelente. 94 pontos.
05: Saint Clair Family Estate Pionne Block number 16- Pinot Noir 2010 – NZ$32
De cor violeta de intensidade média. Nariz expressivo de fambroesa,. Na boca de corpo médio, álcool em leve desequilíbrio, macio, feminino e delicado. Muito bom. 85 pontos.
06: Mesmo vinho acima, mas de number 10 – 2011
Mesma cor do anterior. Nariz ainda estava fechado. A taça estava pequena e foi servido novamente em uma taça maior. Depois ele mostrou no nariz aromas de morango de intensidade média. Na boca ele é fugidio, de corpo leve. Para o dia a dia. Bom vinho. 81 pontos.
07: Mesmo vinho Pinot Noir number 12 -2011
Mesma cor do anterior. Aromas de boa intensidade remetendo a couro de ótima qualidade. Na boca, esta ainda jovem e precisa de mais alguns anos para mostrar toda sua qualidade, apesar de ter 2 anos de vida. Mas já é um vinho muito bom. 86 pontos.
08: Noble Riesling Godfrey Creek Reserve – 2013
Um vinho de sobremesa de cor amarelo dourado, com viscosidade média. Nariz intenso de mel de ótima qualidade. Na boca, falta um pouco de acidez para melhor equilíbrio.. Razoável. 79 pontos.
Degustação na Cloudy Bay:
01: Espumante Champenoise Pelorus Vintage 2008
Um espumante de Chardonnay e Pinot Noir com perlage fraco. Nariz pouco agradável. Na boca, boa presença, sem muita complexidade. Retrogosto curto. Sem frescor. Razoável. 77 pontos.
02: Sauvignon Blanc 2013.
De cor branca. Viscoso. Aromas elegantes e de intensidade média. Na boca, ótima acidez. Bom final. Muito bom. 88 pontos.
03: Te Koko Sauvignon Blanc 2010.
Nariz elegante e expressivo, mostrando muita complexidade. Na boca, excelente presença, equilibrado, fresco e complexo. Retrogosto longo. Excelente. 94 pontos.
04: Chardonnay 2011
De cor branca. Aromas de pipoca amanteigada, doce. Na boca, macio, elegante, complexo. Retrogosto longo. Excelente. 94 pontos.
05: Museum Chardonnay 2006
Viscoso. Aromas complexos de amêndoas de excelente qualidade e alta intensidade. Na boca, macio, complexo, redondo. Em seu auge. Excelente. 93 pontos.
06: Pinot Gris 2012
Fechado no nariz. Na boca de corpo médio, sem muita presença. Simples, para o dia a dia. Bem elaborado. Bom vinho. 82 pontos.
07: Pinot Noir 2011
De cor violeta claro. Aromas floreais de intensidade média, sem muita complexidade. Na boca de corpo médio, bons taninos. Bom vinho. 82 pontos.
08: Mustang Pinot Noir 2010
De cor violeta clara. Viscoso, Aromas florais de boa intensidade. Na boca, taninos domados, de corpo médio. Bom final. Muito bom. 87 pontos.
09: Te Walui Pinot Noir 2011
Aromas intensos de cereja de excelente qualidade. Na boca, de corpo médio, retrogosto médio. Muito bom. 88 pontos.
Degustação na Wairau River Wines
01: Sauvignon Blanc 2013 NZ$20
De cor branca, transparente. Viscoso. Aromas leves de maracujá de boa qualidade. Na boca, de bom corpo, boa acidez. Retrogosto médio. Bom. 83 pontos.
02: Pinot Gris 2013 NZ$20
De cor branca. Bom nariz com aromas florais. Na boca, de corpo médio, sem muita complexidade. Bem elaborado. Para o dia a dia. Bom 81 pontos.
03:Riesling 2013
De cor branca, transparente. Aromas leves de grama. Na boca, de corpo leve, macio. Sem muita complexidade. Bem elaborado. Para o dia a dia e nada mais. Razoável. 78 pontos.
04: Pinot Noir Reserve NZ$40
De cor violeta, claro. Fermentado em barril de carvalho de 225 litros, 80%. O restante foi fermentado em Punchean de 500 litros. Alta viscosidade. Nariz elegante de flores vermelhas de ótima qualidade e intensidade. Na boca, de corpo leve, macio, harmônico e elegante Retrogosto médio. Muito bom. 83 pontos.
Degustação na Forrest Wines:
01:Sauvignon Blanc 2013 – NZ$22
Este veio de vinhedos de Marlborough e se apresentou de cor branca. De intensidade aromática intensa de boa qualidade. Na boca, boa acidez, bom ataque que enche a boca. Bom final. Muito bom. 88 pontos.
02: Sauvignon Blanc The Doctors 2009 NZ$20
Branco palha. Nariz de intensidade média remetendo a maracujá. Na boca de corpo médio, boa acidez, ligeiro. Muito bom. 86 pontos.
03: Riesling 2012
De cor branca. Nariz de intensidade média para baixa. Na boca leve amargor. De corpo médio. Um pouco desequilibrado. Bem elaborado. Bom vinho. 82 pontos.
04:Riesling The Doctor”s.
Mesmas características do vinho anterior quanto a cor. Nariz com leve doçura, sem complexidade. Na boca ela está bem melhor do que no nariz, onde mostra um bom final. Muito bom. 85 pontos.
05: Gruner Veltliner 2012 – NZ$22
Uma uva branca austríaca que se adaptou bem na Nova Zelândia. De cor branca. Viscoso. Nariz de aromas de petróleo de qualidade média. Na boca, macio, acidez que enche a boca. Retrogosto médio. Muito bom. 88 pontos.
06: Pinot Noir 2012
De cor violeta claro. Viscoso. Nariz elegante de flores vermelhas puxando para a rosa. Na boca, de corpo médio, macio, bons taninos que vão evoluir. Retrogosto médio. Muito bom. 87 pontos.
07: Pinot Noir 2010 – Valle Brancott – NZ$25
De cor clara, quase branco. Viscoso. Nariz expressivo de fruta madura de boa qualidade. Na boca, de corpo médio, bons taninos. Retrogosto médio. Muito bom. 89 pontos.
08: Cabernet Sauvingon – Merlot – Malbec 2010 NZ$25
Um tinto de cor violeta brilhante. Viscoso. Bons taninos. Retrogosto médio. Muito bom. 85 pontos.