A vinícola La Bionda se localiza em Valgatara di Marano, na zona histórica do Valpolicella Classico. Seus vinhedos , localizados em altitude variando de 150 a 300 metros são próprios, com 29 hectares plantados com as tintas Corvina, Rondinella, Molinara e Sangiovese. Sua produção de 120.000 garrafas por ano é voltada quase que exclusivamente para o exterior , deixando somente 5% para vendas na Itália.
Na parte superior da edificação têm uma sala onde é feito o apassimento natural das uvas para produzir o Recioto e o Amarone. Parte das uvas colhidas ficam por cerca de 3 meses, em 8.000 caixas de madeiras, secando e desidratando-se, perdendo 50% de seu peso e consequentemente apresentando alto teor de açúcares.
Curiosamente a vinícola possui dois tipos de tanques, uns cônicos e outros cilindros. Os reservatórios cônicos permitem maior extração de cor e taninos e são reservados para a elaboração dos Amarones e os de forma cilíndrica para os Valpolicellas Classico. Depois os Amarones são encaminhadas para barris de madeira francesa ou eslovaca com capacidade de 3.000 litros , durante cerca de 3 anos. Os Valpolicellas vão para os reservatórios de inox.
Degustação na La Bionda:
01: Valpolicella Classico – 2012 – 6,30 Euros
De cor cereja. Viscosidade média. Aromas de intensidade média. Na boca, boa carga de taninos ainda necessitando de mais alguns anos para domá-los. Retrogosto médio. Bom vinho, 84 pontos.
02: Valpolicella Superiore – 2010 – 14 Euros
De cor rubi, clara. Viscoso. Aromas intensos de cereja. Elegante, macio, de bom corpo. Equilibrado. Muito bom 85 pontos.
03: Amarone Classico – 2008 – 29 Euros
De cor vermelha, escura. Alta viscosidade. Um Xarope. Alta intensidade aromática de frutas vermelhas maduras, sobressaindo geléia de ameixa. Um Amarone, seco, complexo e com retrogosto longo, Excelente: 91 pontos.
04:Ravazzol Amarone – 2008 – 38 Euros
Um vinho com 16% de teor alcoólico, em virtude de colher uvas supermaduras. De cor vermelha, escura. Alta viscosidade. Alta intensidade aromática, sobressaindo o chocolate e passando por defumados. Na boca, taninos macios, excelente acidez bem posicionada com a elegante doçura. Taninos maduros, macio, aveludado. Retrogosto longo, Excelente. 94 pontos.
05: Ravazzol Amarone Riserva 2005 – 42 Euros
Mesma cor do anterior. Alta viscosidade com lágrimas rosadas. Nariz mais intenso do que o anterior sobressaindo geléia de ameixa e especiarias, com leve apimentado, interessante e complexo. Depois surge aromas de tabaco que embeleza o conjunto. Na boca, taninos presentes de excelente qualidade. Acidez bem posicionada frente a elegante doçura. Complexo e equilibrado. Retrogosto longo. Excepcional, 95 pontos.
06: Le Tordare Recioto – 2008 – 35 Euros
Um vinho de sobremesa, tinto, elaborado com uvas que sofreu apassinamento, de cor quase negra. Grande untuosidade, um azeite. No nariz aromas intensos de geleia de amora. Na boca, de grande corpo. Retrogosto longo. Muito bom. 88 pontos.