A vinícola Joseph Hoge se situa em uma das mais importantes região vitivinícola da Áustria, próxima a cidade de Spitz.
Em seus vinhedos (9 hectares) são plantados as uvas brancas Gruner Veltiner, Riesling, Muscatel, Sauvignon Blanc e Chardonnay. Nenhuma tinta, pois o “terroir” é voltado para explorar todo o potencial das brancas principalmente da uva emblemática da Áustria, a Gruner Veltiner, que gera vinhos brancos interessantes e equilibrados.
Os vinhos brancos da região de Wachau são divididos em três categorias de acordo com seu teor alcoólico. Quando no rótulo da garrafa aparece a palavra Steinfeder significa um teor de álcool até 11,5% e se Federspiel entre 11,5 a 12,5. Se Smaragd, maior do que 12,5% de teor. A colheita na região de Wachau começa no final de setembro ou em outubro.
Degustação na Joseph Hogl:
01: Gruner Veltliner Terrassen Spitzergrabens – 2012 – 9,4º Euros
De cor branca com leve nuance de amarelo claro. Viscosidade baixa. Nariz elegante, sobressaindo aromas de pêssegos com alta intensidade e qualidade. Na boca, de corpo médio, macio, acidez bem posicionada. Elegante. Muito fino. Muito bom. 87 pontos.
02: Smaragd Schon Gruner Veltliner – 2012 – 22,70 Euros
De cor amarelo claro. Viscosidade média. Aromas de intensidade média lembrando peras verdes. Na boca, macio, de corpo médio, levemente amargo, mas que não compromete o conjunto. Retrogosto médio. Muito bom. 85 pontos.
03: Riesling Federspiel Bruck – 2012 – 11,90 Euros
De cor amarelo, mais escuro do que os dois anteriores. Viscoso. Nariz elegante com pêssegos verdes. Na boca, ótimo ataque, boa presença de boca. Acidez muito bem posicionada que deixa este vinho no meio do caminho entre a expressão de vinhos com muita fruta e amanteigados ao mesmo tempo. Retrogosto médio. Muito bom. 88 pontos.
04: Smaragd Bruck Riesling – 2012 – 23,70 Euros
De cor amarelo. Alta viscosidade. Nariz remetendo a abacaxi maduro, porém fresco. Elegante. Na boca, excepcional acidez, muita fruta, macio. Grande final. Excelente. 92 pontos