A Baía de Hawkes é a região mais quente da Nova Zelândia e a uva mais importante é a Chardonnay seguida pela branca Müller-Thurgau, mas as horas de raio de sol longas atraem uma alta porcentagem de variedades de uva tintas.
Hawke Bay fica localizada perto do centro oriental da Ilha Norte. É a melhor região vinícola da Nova Zelândia para tintos ao estilo Bordeaux, (corte de Cabernet Sauvignon com o Cabernet Franc ou o Merlot), revelam aromas e sabores de cassis, freqüentemente têm um caráter ligeiramente herbáceo e mostram notas de carvalho devido ao envelhecimento.
O Sauvignon Blanc desta região tem freqüentemente aromas de nectarina e é mais macio e menos pungente do que o de Marlborough, o mais famoso Sauvignon Blanc da Nova Zelândia.
Hawke´s Bay é considerada a capital do Merlot da Nova Zelândia, embora a área plantada seja inferior do que o Cabernet Sauvignon. Desta região saem os melhores tintos do país.
Como estávamos atrasados em nosso programa passamos rapidamente pela cidade de Napier. Interessante cidade, com clima de Art Deco. O centro da cidade apresenta vários prédios desta época. Lugar charmoso. Ponto de partida para visitar as vinícolas.
Visitamos as vinícolas: CS Park, Stonecroft e Te Awa.
Degustação na Cs Park:
01: Espumante
Elaborado pelo método tradicional, este espumante com 77% de Chardonnay e 23% de Pinot Noir foi servido muito quente que comprometeu a analise organoléptica. Seu perlage havia perdido.
02: Rose Kate Radburnd Merlot 2013
De cor rosa claro. Viscosidade média. Aromas florais de intensidade média. Na boca de corpo médio, equilibrado, macio. Retrogosto longo. Muito bom. 84 pontos.
03: Sauvignon Blanc – Barrique Fermeted – 2013
De cor branca. Viscoso. Aromas do grupo cítrico com leve tostado, mostrando complexidade. Retrogosto médio. Muito bom. 87 pontos.
04: Chardonnay Gimblett Road 2012
Branco palha. Viscosidade média. Nariz de petróleo. Na boca, macio e equilibrado. Delicado. Retrogosto médio. Muito bom. 85 pontos.
05: Declaration Chardonnay 2011
Mesma cor do vinho anterior. Leve petróleo e baunilha. Na boca, acidez um pouco agressiva mas que não compromete o conjunto. Retrogosto médio. Muito bom. 85 pontos.
06: Pinot Noir 2012 – Kate Radburnd
De cor granada já perdendo seu brilho. Bom nariz de rosas. Na boca, de corpo leve, macio, delicado. Sem muita complexidade. Bom vinho. 83 pontos.
07: Cabernet – Merlot – Malbec 2010
Estas uvas vêm de Martinborough. De cor violeta fosco. Corpo médio. Aromas de terra de boa qualidade. Na boca de corpo leve, macio, simples. Para o dia a dia. Bem elaborado. Bom vinho.
08: Declaration Shiraz 2010
De cor violeta. Viscosidade média. Nariz com leve pimenta de intensidade média. Na boca, de corpo médio, taninos verdes que comprometem um pouco. Bem elaborado. Bom vinho. 82 pontos.
Degustação na Stonecroft:
01: Sauvignon Blanc 2013
De cor branca. Viscosidade alta. Nariz de excelente qualidade de frutas cítricas maduras. Na boca, servido um pouco quente que ajudou no desequilíbrio apresentado. Macio. Retrogosto médio. Muito bom. 86 pontos.
02: Gewurztraminer 2013
De cor branca palha. Nariz de intensidade aromática de excelente qualidade remetendo a lixía e melão. Na boca, fugidio, de corpo macio. Retrogosto longo. Muito bom. 87 pontos.
03: Chardonnay 2012
Este vinho passou 12 meses em barris de carvalho. Uvas provenientes de vinhedos antigos, 1984. De cor branca. Viscoso. Aromas intensos de pera. Na boca, macio, de corpo médio. Delicado. Muito bom.89 pontos.
04: Zinfandel 2012
De cor violeta claro. Viscoso. Nariz de intensidade média de baunilha. Na boca, de corpo leve, simples. Para o dia a dia.
05:Serine Syrah 2012
De cor violeta. Viscoso. Nariz de pimenta negra de intensidade média. Na boca de corpo médio, leve, simples, para o dia a dia. Bem elaborado. Retrogosto curto. Bom vinho. 83 pontos.
06: Ruhauni Merlot – Cabernet Sauvignon 2012
De cor granada, fosco. Viscoso. Nariz de intensidade aromática média de flores. Na boca de corpo leve. Simples. Para o dia a dia. Retrogosto médio. Bem elaborado. Bom. 84 pontos.
07: Fortificado 2009
Um vinho fortificado elaborado com a uva Zinfandel, típica da Califórnia. De cor ocre. Nariz de intensidade média. Sem muita expressão. Bem elaborado. Bom. 82 pontos.
Degustação na Te Awa:
01:Left Field Marlborough Sauvignon Blanc 2013 – AU$17
De cor branca, transparente. Nariz expressivo de maracujá por amadurecer de excelente qualidade e alta intensidade. Na boca, excelente ataque, acidez muito bem posicionada. Complexo. Retrogosto longo. Excelente. 94 pontos.
02: Chardonnay Te Awa 2011
De cor branca. Fechado no nariz, mas na boca mostra todo o seu potencial com complexidade e elegância. Retrogosto longo. Excelente. 94 pontos.
03: Rose 2013
Este vinho rose foi elaborado com a Pinot Noir e a Pinotage. De cor rosa claro. Viscosidade média. Na boca de corpo médio, elegante, fresco. Muito bom. 85 pontos.
04: Pinot Noir Martinborough 2012
De cor violeta claro. Viscosidade alta. Nariz expressivo de cerejas. Na boca, macio, taninos bem posicionados e que necessita de mais alguns anos para serem domados. Final de boca longo. Muito bom. 87 pontos.
05: Tempranillo 2012
De cor violeta escuro. Viscoso, Nariz com aromas adocicados de frutas maduras. Na boca, taninos que necessitam evoluir para mostrar todo o seu potencial. Retrogosto médio. Bem elaborado, mas sem nada lembrar dos grandes vinhos de Rioja, Espanha. Bom. 82 pontos.
06; Kidnapper Cliffs Cabernet Sauvignon 2010
De cor vermelho rubí, brilhante. Alta viscosidade com lágrimas rosadas mostrando muito extrato. Nariz de couro de boa qualidade e intensidade remetendo a uma boa carga de chocolate e de especiarias. Na boca, macio, de corpo médio, elegante e de complexidade média. Retrogosto médio. Muito bom. 89 pontos.