Chegamos no dia anterior agendado para nossa visita a esta famosa e amplamente vinícola conhecida dos brasileiros, amantes do vinho pela excepcional qualidade de sua linha de produção. No ano de 1300 a tradicional família Frescobaldi, endinheirada, oriunda do sistema bancário de Florença, entrou no negócio de vinhos. Mas antes a família participou financiando ou contratando artistas renascentistas, como Donatello e Michelozzo Michelozzi para realizar obras em Florença.
Despertamos ao lado dos vinhedos de Merlot, da Vínicola di Casteligiocondo, às 10:30 horas e após um café reforçado, iniciamos nossa visita.
Inovadores, foram os primeiros a plantar Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Chardonnay, na região da Toscana nos vinhedos de Nipozzano e Pomino. Suas propriedades foram acumulando durante a dinastia desta família, tendo atualmente 6 vinícolas: Castello di Nipozanno, Castello di Pomino, ambas na zona este de Florença, Tenuta di Castelgiocond (sudoeste da cidade de Montalcino), Tenuta di Castiglioni (sudoeste de Florença) e Tenuta Dell Ammiraglia, na zona de Maremma.
Degustação na Frescobaldi:
01: Pomino Bianco – 2012
Este vinho branco, em corte de Chardonnay e Pinot Bianco de uvas provenientes dos vinhedos da Finca de Pomino, norte de Florença, passou 4 meses em cubas de aço e se apresentou com cor amarelo, forte. Viscoso. Aromas intensos e complexos de abacaxi. Na boca, de grande corpo, fresco, complexo, macio e elegante. Retrogosto longo. Muito bom. 89 pontos.
02:Castiglioni Chianti 2010
Este Chianti elaborado em corte com a tradicional Sangiovese (90%) e restante de Merlot mostrou no visual cor violeta. Viscoso, com boa estrutura. No nariz, aromas de intensidade média remetendo a violeta. Na boca, macio, de corpo médio. Bem elaborado. Muito bom. 88 pontos.
03:Nipozzano Chianti Rufina Riserva 2009
As uvas tintas proveniente deste Chiante vem de um vinhedo localizado a 30 km ao norte de Florença. Em corte de 90% de Sangiovese e restantes com as uvas Malvasia Nero e Cabernet Franc passou 2 anos em barricas de primeiro e segundo uso. Apresentou-se com cor violenta, profunda, escura. Viscosidade elevada, mostrando estrutura. Aromas de intensidade alta e de ótima qualidade remetendo a frutas negras. Na boca, macio, de grande corpo, macio, aveludado. Retrogosto longo. Excelente. 90 pontos.
04:Brunello di Montalcino Castel Giacondo 2008
Elaborado com 100% de Sangiovese passou 2 anos e meio em barricas. De cor granada. Viscosidade média. No nariz, de grande corpo, macio, complexo. Retrogosto longo. Excelente. 93 pontos.