Após terminar a fase de visitas às vinícolas da Argentina, retornamos ao Chile, para embarcar o motorhome, em Valparaiso, no navio rumo aos Estados Unidos.
Em busca de um navio:
Durante os dias em que buscávamos frenéticamente um navio para transportar nosso motorhome de Valparaiso para os Estados Unidos, uma feliz coincidência ocorreu quando paramos em um posto de combustível, em Viña del Mar. Uma pessoa veio ao nosso encontro e perguntou-me que projeto era aquele sobre vinhos. Por alguns segundos, fiquei paralisado. Eu conheço esta figura…. Você não é o Figueroa da seleção de futebol do Chile? Sim, ele respondeu.
E então começamos a conversar. Lembrava-me que ele fora campeão brasileiro pelo Inter, ganharam a final por 1×0 do Cruzeiro, com gol de cabeça de sua autoria. Os jornais da época o denominaram como “Gol Iluminado”. Figueroa foi eleito o melhor zagueiro da Copa de 1974 e um dos maiores zagueiros de futebol da história. Seu lema era: ” A grande área é minha casa. Aqui só entra quem eu quero.”
Descobri ao longo da conversa que ele era simplesmente o dono do posto do combustível e, além disso, tinha vinhedos em Casablanca e exportava seus vinho para o sul do Brasil, com o nome de DON FIGUEROA. Em seguida, fui apresentado para Ricardo, seu filho, a quem tenho muito que agradecer. Nos tornamos amigos e ele me convidou para almoçar em sua residência, junto com sua esposa, gaúcha.
Degustei o seu Cabernet Sauvignon: bom corpo, boa estrutura mais ainda muito jovem. Promete.
Contei ao Ricardo meu problema de que havia conseguido transporte do motorhome somente para cerca de 3 semanas e ele se prontificou a levar-lo no porto no dia do embarque. Enquanto isso nossa casa permaneceu no posto da família, muito bem abrigado e sob os cuidados do amigo Ricardo Figueroa.
Como é bom criar amigos no exterior… Conhecer a familia Figueroa foi uma dádiva!
1 Comentário. Deixe novo
figueroa matou muitas vezes o meu gremio…..