A vinícola Dolium se localiza em Mendoza, Luján de Cuyo, Agrelo. Foi a primeira vinícola da Argentina a implantar projeto considerando no “lay-out” a concepção de ser subterrânea. Seus vinhedos são plantados em condução tipo espaldeira, com as castas Tempranillo, Syrah, Cabernet Sauvignon e Malbec. Sua linha de produção é dividida em 5 patamares:
Linha Value Price, Linha Clássica, Petit Reserva, Reserva e Grand Reserva.
De maneira geral a proposta para a linha Value Price é de vinhos simples, cujos rótulos aparecem o nome Andes Peak. A linha Clássica é de vinhos jovens, valorizando o frescor. Linha Petit Reserva mescla o uso de barris de carvalho, cerca de 14 meses, com tanques de aço inoxidável. A linha Reserva, cerca de 20 meses em barricas de primeiro uso. A Grand Reserva, até 24 meses. Seus vinhos têm uma boa relação custo qualidade.
Percorrendo a vinícola, acompanhado do amigo Ricardo, proprietário desta conceituada vinícola fizemos uma interessante degustação de vinhos em processo de elaboração, da colheita de 2012.
Degustação de mostos:
Degustar mostos de tempo diferente em cada barril de aço inoxidável é como viajar no tempo e sentir ainda os aromas primários, ainda o gosto da fruta e projetar seu potencial evolutivo.
01: Mosto de 1 dia – Malbec
Na taça o mosto de um dia é semelhante a um suco de uva, com aromas de feno, (pasto). Docinho, pois os açúcares da uva ainda não transformaram completamente em álcool.
02: Mosto já com fermentação terminada.
Da linha Petit Reserva Malbec se apresentou com aroma de leveduras, com ainda uma carga de gás carbônico, taninos duros, mas potentes que vão evoluir.
Degustação Vertical:
Em seguida passamos para uma degustação vertical de vinhos prontos da linha Petit Malbec, mas que ainda estão guardados em reservatórios de inoxidável ou em barricas de carvalho
01: Petit Reserva Malbec – 2011
Este vinho passou 6 meses em barricas ode carvalho objetivando dar um toque de madeira e retornou ao reservatório de aço inoxidável para manter a proposta jovial e frutado. Em 2015 será colocado na garrafa. Taninos por evoluir
02: Petit Reserva Malbec – 2010
Já este vinho se apresenta com os taninos mais amáveis que vão evoluir mais e serão domesticados durante 2 a 3 anos, antes de serem engarrafados. Na boca bom corpo. Persistência média.
03: Petit Reserva Malbec – 2009
Já com três anos de vida, o vinho já está quase pronto. Seus taninos já estão macios.
04: Petit Reserva Malbec – 2008
Este já está pronto para ser engarrafado. Mostra bom corpo. Taninos evoluídos e domesticados. Bom vinho.
Degustação de vinhos já engarrafados:
05:Dolium Torrontés + Sauvignon Blanc 2011
Um corte pouco encontrado na Argentina. O Torrontés é da Região de Rioja, (vinhedos terceirizados). De cor branca esverdeada, este vinho no nariz mostrou grande intensidade aromática remetendo a maracujá e nuances de abacaxi por madurar. Aromas de excelente qualidade. Na boca bom corpo, macio, fresco. Persistência média.
06: Sauvignon Blanc – Petit Reserva – 2009
Este vinho foi fermentado com a presença de aduelas dentro do tanque de aço inoxidável e depois passou 14 meses em barris de carvalho.
De cor amarela forte. Alta viscosidade, com lágrimas teimosas por não cair na taça. No nariz aroma de confeitaria. Na boca boa presença láctea. Persistência media. Bom vinho.
07: Dolium Tempranillo 2008
De cor granada mostrando seus três anos de vida. De viscosidade baixa. Aromas terrosos. Na boca, leve, macio. Bem elaborado. Um vinho para o dia a dia.
08: Dolium Syrah 2010
De cor rubi, brilhante. De corpo médio. Leves aromas de especiarias. Na boca, boa presença, taninos elegantes e domados, macio. Persistência média. Bom vinho.
09: Dolium Cabernet Sauvignon 2009
De cor granada. Boa viscosidade. Leve intensidade aromática remetendo a pimentão. Na boca de corpo leve, taninos com pouca carga. Persistência média. Bom vinho.
10: Dolium Cabernet Sauvigon 2001 – Linha Clássica
De cor atijolada mostrando seus 11 anos de vida, mas ainda está vivo. No nariz aromas de frutas secas de excelente qualidade e complexidade. Na boca boa presença com leve oxidação em virtude de sua longa vida em garrafa, mas sem comprometê-lo. Vinho muito bom.
11: Dolium Petit Reserva 2008
De cor violeta. Boa viscosidade. No nariz os aromas ainda estão por soltar-se. Na boca boa presença e ataque. Persistência média. Bom vinho.