A Disznóko Estate se localiza próxima a cidade de Tokaji, em uma bela paisagem.
Fomos recebido pelo enólogo da casa Lászlo Meszáros que percorreu conosco parte dos 104 hectares de vinhedos, todos plantados com castas brancas típicas da Hungria, com destaque para a Furmint, base para elaboração do famoso vinho de sobremesa, o Tokaj e as coadjuventes, Harslevelu, Muskotaly, Koverszold, Zeta e Kabar.
A colheita começa no final de setembro ou início de outubro, no final do verão curto de muito sol e ventos que refrescam durante a noite. O solo é vulcânico.
Diferentemente da maioria das vinícolas que fazem a fermentação em barricas de madeira, a Disznóko elabora os vinhos base do Tokaj em tanques de aço inoxidável. A vinícola exporta 8% de sua produção média anual de 200.000 garrafas.
Após a degustação fomos convidados para assistir uma apresentação musical, na grande e espetacular garagem de tratores.
Ela elabora toda a linha de Tokaj, 3,4,5, 6 Puttonyos e o Eszencia.
Degustação na Disnóko Estate:
01: Disnóko Dry Furmint – 2012
Além dos vinhos de sobremesa a vinícola elabora um varietal branco com a casta Furmint. Este vinho se apresentou com cor branca. Viscosidade média. Aromas florais de intensidade média, sem muita complexidade. Na boca, fresco, mineral, boa acidez. De corpo médio. Retrogosto média. Bem elaborado. Bom. 84 pontos.
02: Disnóko Furmint Late Harvest (Colheita Tardia) 2011
Um vinho branco com a uva Furmint com cachos parcialmente atacados pela Botrytis Cinerea, colhida tardiamente. De cor amarelo claro. Viscoso. Aromas leves de mel. Na boca, leve doçura, bem posicionada. Fresco. Na boca, de corpo médio, macio. Retrogosto médio. Bom. 83 pontos.
03: Disnóko Tokaji Aszú 5 Puttonyos – 2009
De cor amarelo forte, quase dourado. Viscoso. Nariz com intensidade média de mel e passas. Na boca grande equilíbrio entre a acidez e a leve e elegante doçura, em um conjunto harmonioso. Retrogosto longo. Excelente. 92 pontos.
04:Disnóko Tokaji Aszú 5 Puttonyos – 2005
De cor amarelo dourado, intensa. Grande viscosidade. Aromas de intensidade forte rementendo a mel e frutas secas, com fundo de aromas de figo, que perduram por longo tempo nas narinas. Retrogosto longo. Excelente. 94 pontos.
05: Disnóko Kapi Vineyard Tokaji Aszú – 6 Puttonyos
De cor semelhante ao vinho anterior. Menos viscoso. No nariz aromas elegantes de frutas secas de alta intensidade aromática. Na boca, macio, elegante e equilibrado. Vinho para ocasião especial. Excepcional. 96 pontos.
06: Disnóko Tokaji Aszú 6 Puttonyos – 1999
De cor quase âmbar. Viscosidade média. Nariz de abricôt. Na boca, macio, elegante, equilibrado com acidez bem posicionada que suporta o alto teor de açúcar ajudando a não parecer enjoativo. Retrogosto longo. Excelente. 94 pontos
07: Disnóko Tokaji Aszú 6 Puttonyos – 1993
De cor ocre. Viscoso. Alta concentração de aromas de mel e ameixa em compota. Acidez mais baixa do que o vinho anterior, mas o equilíbrio é mantido, em uma elegância surpreendente. Retrogosto longo. Excelente. 94 pontos.
08: Tokaji Eszencia 2005
Um néctar de cor amarelo dourado, puxando para o âmbar. Nariz espetacular, complexo e de grande intensidade aromática. Um verdadeiro mel, na boca. Complexo. Sem palavras, pois degustar um Eszencia é necessário meditar. Um vinho para os imortais. Excepcional. 98 pontos.