Uma vinícola histórica desde 1890 com produção de 450.000 garrafas por ano. Não fomos na vinícola, mas degustamos seus vinhos em seu showroom, no centro da vila de Barolo. Ela produz 5 estilos de Barolo de acordo com as uvas proveniente dos vinhedos (14 hectares) localizados nas colinas de Canubi, Brunate (Zona de La Morra) e Cerequio.
Degustação na Damilano:
01:Dolcetto dAlba 2011
De cor violeta. Viscosidade baixa. No nariz aromas de amora madura, de boa qualidade. Na boca, de corpo leve, macio, frutado, jovial. Na boca, leve, macio e frutado. Um bom Dolcetto para começar o dia. Muito bom. 85 pontos. Uma grande nota para um Dolcetto. Este é o mundo do vinho, surpreendente.
02:Barbera dAlba – 2011
Um Barbera potente de cor violeta, escura. No nariz, aromas frutados e depois surge a ameixa madura. Na boca, taninos maduros, aveludado. Retrogosto médio. Equilibrado. Muito bom. 88 pontos.
03:Barolo Lecinquevigne – 2009
De cor violeta. Aromas de excelente qualidade. Na boca, macio. Retrogosto médio. 85 pontos.
04:Barolo Cerequio – 2009
Um Barolo muito jovem de cor granada. Viscosidade média. Na boca de corpo médio, taninos ainda agressivos. Muito jovem. Tem que esperar mais. Retrogosto médio. Muito bom. 87 pontos.
05:Barolo Brunate – 2008
De cor granada escura. Viscoso. No nariz, aromas de couro de intensidade média. Na boca, ótimos taninos. Boa acidez. Retrogosto longo. Excelente. 91 pontos.
06: Barolo Liste – 2007
De cor granada puxando para o violeta, ainda brilhante apesar da idade. Viscoso. De grande corpo. Alta carga de taninos, estruturado e bem equilibrado. Aveludado. Complexo. Taninos maduros. Retrogosto longo. Excelente. 94 pontos.
07: Barolo Cannubi – 2005
De cor atijolada já mostrando sua idade avançada. Alta viscosidade. No nariz, complexo mostrando especiarias e tabaco. Um barolo estruturado, com alta carga de taninos doces e maduros. Retrogosto longo. Excepcional. 95 pontos.