Cada tipo de vinho é elaborado de maneira diferente. Métodos tradicionais, até mesmo seculares, ainda são utilizados, ao lado das técnicas modernas – desde o esmagamento das uvas realizado com os pés, pelos familiares mais próximos dos proprietários da vinícola, com muita música e dança todos com pés descalços, até as modernas prensas pneumáticas.
Também a fermentação pode ser realizada tanto em grandes tonéis de madeira, em reservatórios de concreto, bem como em modernos tanques de aço inoxidável. As vantagens de cada reservatório de fermentação serão motivo de outra reportagem. Adiantando, a tendência é a utilização de reservatórios de aço inoxidável que apresenta uma sériede vantagens sobre os demais principalmente no que diz respeito ao controle da temperatura de fermentação, através de cintas de refrigeração. Além possibilita mair limpeza e consequentemente, melhor higienização.
Tipos de vinhos:
Quanto à cor os vinhos são divididos em:
Tintos, Brancos e Rosés
Quanto à classe:
Vinhos de mesa, (comum elaborado com uvas americanas). Não recomendado.
Vinhos de mesa finos (quando elaborado com uvas vitis viníferas).
Espumantes, licorosos, sobremesas e fortificados
Outras divisões:
Tranquilos: quando são elaborados sem a presença de CO2 (teor alcoólico entre 11 a 14 graus e alguns chegando a 15,5. Durante o processo de fermentação o gás carbônico é liberado para a atmosfera. Exemplos: qualquer vinho tinto, branco ou rosé.
Não Tranquilos: quando o gás carbônico é retido no reservatório de fermentação. Exemplos:Champagne, Espumantes e Frisantes.
Fortificados: quando é adicionado aguardente vínica durante ou depois do processo de fermentação, tornando-o mais alcoólico entre 15 a 23 graus.Exemplos: Porto, Madeira, Marsala,Banyuls e Jerez.
De Sobremesa Doces naturais ou licorosos: quando elaborados com uvas hipermaduras, com alta concentração de açúcar. São também conhecidos como “Colheita Tardia” (Late Harvest).
Exemplos: Alemães:Spätlese, Auslese, Beerenauslese; Franceses: Alsace,Vendage, Tardive,Sauternes e Alsace Sélection dês Grains Nobles; Hungria: Tokay; Itália:Vinho Santo
Os vinhos podem também ser divididos quanto a quantidade de uvas utilizadas:
Varietais: quando elaboradosde somente uma uva ou de um percentual mínimo, dependendo da legislação de cada país, que pode variar de 60 a 100%. Mas a maioria das vinícolas faz seus vinhos varietais com 100% da uva declarada, no rótulo da garrafa.
Corte ou “assemblage”: quando um vinho é fabricado com dois ou mais tipos de uvas. No contra-rótulo, na garrafa alguns fabricantes inserem as uvas e até os seus percentuais. Outros não o fazem e trazem no rótulo apenas sua origem geográfica, ou denominação de origem, que é regida por leis que determinam quais cepas podem ser plantadas naquela região.
Também são classificados quanto à doçura:
Seco:menor do que 5 gramas por litro
Demi-sec ou meio seco: entre 5 a 20 gramas por litro
Suave ou doce: acima de 20 gramas por litro
E quanto ao teor alcoólico:
Vinhos de mesa: 10 a 14 graus
Fortificados: 15 a 20 graus








1 Comentário. Deixe novo
Prezados…
Sincero e risonho abraço. Tentei hoje um contato telefônico, para saber das novidades e repassá-las aos nossos leitores. Espero que estejam bem, recebendo alegrias e conhecimentos e os partilhando na caminhada. Forte abraço e envio regalos no mail Natália.
AMILTON BELMONTE
Diário de Canoas