Este castelo-vinicola se encontra na sub-região de Pauillac, (Médoc).
Seus vinhos são classificados como Deuxième Cru Classé, pela Classificação Oficial de 1855.
Em uma bela tarde chegamos adiantados para a visita programada. Dormimos ao lado dos vinhedos desta vinícola e despertamos cedo para iniciar a visita e a degustação.
A arquitetura do Castelo é magnifica, (uma das mais bonitas de Médoc) com um espelho d`agua, enquadrando toda a edificação, imponente e bela. Seus belos vinhedos circulam o castelo, somando 73 hectares plantados com Cabernet Sauvignon e Merlot, que geram dois vinhos opulentos e consistentes.
Degustação:
01: Château Pibran – 2007
De cor granada, já mostrando seus 5 anos de vida. Viscosidade média. No nariz, boa boa expressão de fruta madura, com leves e delicados aromas de madeira, no fundo. Na boca, de corpo médio, taninos domados e elegantes. Retrogosto médio. Esta safra de 2007 não foi um bom ano para esta vinícola. Bom vinho. 84 pontos.
02: Les Tourelles – 2006
O segundo vinho da casa, de cor granada mostrou alta viscosidade. No nariz ainda estava fechado. Precisava decantar. Esperamos um pouco e ele se manteve fechado. Na boca, macio, boa carga de taninos, gastronômico. Retrogosto médio. Muito bom vinho. 89 ponts.
03: Baron de Pichon de Longueville – 2004
Este Cru Classé, corte de 65% de Cabernet Sauvignon, 30% de Merlot e 5% de Cabernet Franc se apresentou com cor granada, opaca, já
mostrando seus 8 anos de vida. Muito viscoso. Lágrimas densas. No nariz aromas de frutas vermelhas, depois de alguns segundos seus aromas se tornam mais complexos remetendo a couro e madeira muito bem posicionada sem encobrir a fruta. Taninos presentes e elegantes. Retrogosto longo. Um vinho de grande capacidade de guarda. Vinho excelente. 94 pontos.