Esta vinícola de Bordeaux, está inserida como Classé Quatrième estipulada pela famosa e imutável classificação de 1855. Seus lindos vinhedos, com média de idade de 35 anos, compõem um belo quadro de 60 hectares ao sul da comuna, (pequena cidade) de Saint-Julien, onde as uvas Cabernet Sauvignon (70%), Merlot (22%), Cabernet Franc (5%), e Petit Verdot (3%) são plantadas para produzir cerca de 300.000 garrafas de dois vinhos: o Branaire Ducru Grand Cru Classé e o Duluc de Branaire Ducru (segundo vinho).
Fomos recebidos pela simpática e agradável mexicana, Cindy Rodriguez, que explicou o porque da filosofia de ter dois vinhos: “Nossa vinícola separa as uvas colhidas das vinhas velhas e das novas, sendo que as uvas colhidas das parreiras jovens (até 15 anos) são destinadas a produzir o segundo vinho, com um rendimento em torno de 45 hectrolitros por hectare. E as uvas das parreiras mais antigas geram o Cru Classé, com rendimento mais baixo. Isto torna os dois vinhos bastante diferenciados quando de sua degustação. Um mais longevo e complexo e o outro para ser consumido mais jovem.
Degustação na Branaire Ducru:
01: Duluc Branaire Ducau – 2006
Este segundo vinho da casa, se apresentou de cor granada. Alta viscosidade. Boa intensidade aromática, remetendo a couro. Na boca de grande corpo, taninos macios, domados. Pronto para beber. E está é a proposta da casa. Um Bordeaux que pode ser degustado sem estar agressivo com 6 anos de idade. Retrogosto longo. Muito bom. 88 pontos.
02: Château Branaire Ducru – Cru Classé – 2006
Com a mesma idade do anterior este vinho foi intencionadamente aberto para mostrar a grande diferença sobre o primeiro no requisito de idade ideal para abri-lo. Logicamente ainda jovem este vinho se apresentou de cor vermelho rubi, já com indicações leves de cor vermelho granada, mas ainda brilhante. Alta viscosidade. Lágrimas rosadas mostrando muito extrato, denso. Aromas elegantes de frutas vermelhas maduras, fresco e no fundo aparece leve madeira muito bem posicionada sem esconder a carga Frutal. Depois de alguns minutos o vinho foi se alterando mostrando couro e especiarias. Na boca taninos presentes que necessitam pelo menos mais 6 anos para mostrar todo seu potencial e estado evolutivo. Mas, já é um grande vinho e voltarei daqui a 6 anos para ver o quanto se modificará. Excelente. 92 pontos.