Fomos recebidos pela simpática Giovana em sua vila, construída no século XII, onde a vinícola é espalhada em diversas instalações românticas edificadas em pedras. Os interiores dos casarões antigos ,igrejas e passagens subterrâneas desta vila foram reaproveitadas para a instalação de equipamentos de vinificação e fabricação de azeite, gerando uma sequencia de abre e fecha de portas, durante nossa visita. Para tal, Giovana carregava um grande molho de chaves.
O tour começa a partir da sacristia e termina nas caves das várias igrejas que estão agora dedicados à produção e envelhecimento de vinho Volpaia.
Degustação no Castelo de Volpaia
01: Prelius
Um branco elaborado em Marema, com a uva Vermentino, onde a vinícola tem uma outra propriedade. O vinho se apresentou de cor amarelo claro, brilhante. De viscosidade média. Aromas intensos de excelente qualidade remetendo a frutas cítricas com fundo de maça madura. Na boca, acidez bem posicionada, macio, de grande corpo, complexo. Excelente. 92 pontos.
02: Volpaia Chiante Clássico – DOCG – 2010
Com 90% de Sangiovese e 10% de Merlot mais Syrah, este tinto passou 10 meses em barris grandes (botas) se apresentou com cor violeta, intensidade aromática baixa, ainda fechado. Na boca, macio, boa acidez, de corpo médio. Muito bom. 87 pontos.
03: Volpaia Chianti Riserva –DOCG – 2009
100% elaborado com a Sangiovese, que passou 18 meses em (botas) e uma parte em barris de 225 litros e depois mesclados. No nariz, aromas de cereja ácida. Alta intensidade aromática de flores silvestres e bosque. Na boca, ótima acidez, que enche a boca. Bom corpo. Retrogosto médio. Muito bom. 88 pontos.
04: Volpaia Chianti Riserva – 2009
Vinho proveniente de uma seleção de parcelas especiais de Coltassala, com produção limitada. Somente 2.000 garrafas, com 95% de Sangiovese e 5% de Mammolo, responsável por apresentar aromas de violeta e melhorar um pouco a acidez da Sangiovese. De cor violeta, escura. Alta viscosidade. Aromas intensos de violeta e depois de alguns minutos torna-se complexo, com aromas de tapaco de excelente qualidade. Na boca, taninos sutis, ótimo ataque inicial. Retrogosto médio. Excelente. 90 pontos.
05: Volpaia Balifico – 2009
Um supertoscano elaborado em corte, 35% de Cabernet Sauvignon, com 65% de Sangiovese se apresentou de cor violeta, intensa e escura. Alta viscosidade, com lágrimas rosadas, mostrando boa carga de extrato e estrutura. No nariz, aromas intensos de couro e leve cereja. Na boca, ainda jovem, mas com taninos maduros que mais alguns anos vai mostrar todo o seu potencial. Retrogosto longo. Excelente. 91 pontos.
06: Prelius 2011
Um tinto da região de Marema, mono-varietal de Cabernet Sauvignon, de cor quase negra. Viscoso, com lágrimas rosadas. Aromas vegetais. Na boca, de grande corpo, macio. Retrogosto médio. Bem elaborado. Não é o estilo de Cabernet que gosto. Bom vinho. 85 pontos.
07: Vin Santo 2006
Um vinho de sobremesa em corte com 60% de Trebiano e restante de Malvasia, as quais são colocadas para serem passificadas em Caratello, (barris pequenos de 120 litros) de carvalho italiano, que não aporta madeira. De cor amarelo dourado. Aromas intensos de mel de excepcional qualidade. Na boca, doce sem ser enjoativo, maravilhoso, macio, elegante. Excepcional. 95 pontos.