Uma feliz coincidência…
Nosso motorhome estava estacionado em um camping na cidade de Calistoga, parte norte do Napa Valley. Um transeunte que fazia uma caminhada, viu a bandeira do Brasil fixada no motorhome e perguntou o que siginifcava aquele projeto. Após nossa explicação ele se apresentou como Denis, falava português, foi casado com uma brasileira, com a qual teve dois filhos. Denis morou em Florianópolis e tinha uma pousada em Lençois, nordeste do Brasil.
Formou-se uma amizade boa com o simpático Denis e seus dois filhos, durante os cinco dias que permanecemos neste camping. Ele atualmente vive em San Diego e trabalha no laboratório da Beringer Vineyards, durante o período da colheita de uvas.
Convidados por ele fomos visitar as instalações da Beringer. Uma vinícola muito grande, uma fábrica de vinhos com tanques de fermentação gigantescos. O fato marcante da visita foi visitar um laboratório que gera artificialmente o fungo Botrytis Cineréa para fazer vinhos de sobremesa, tipo Sauternes e Tokaji. Este processo intitula-se podridão nobre. Ele perfura a casca da uva, fazendo vários micro-poros pelo qual a água da parte interna da popa atravessa desidratando o mosto. Com isto, o caldo gerado tem uma grande concentração de açúcar e características aromáticas intensas, geralmente remetendo a mel, gerando vinhos de sobremesa espetaculares e diferenciados.
A outra maneira de gerar o Botrytis é a natural, que nem em toda safra ocorre, pois é necessário ter condições climáticas especiais.
1 Comentário. Deixe novo
Rolhas de ChampanheTal como o nome sugere, tratam-se de rolhas especialmente concebidas para vedar champanhe, vinhos espumantes ou vinhos espumosos. As rolhas de champanhe podem ser consideradas como fazendo parte da família das rolhas técnicas, pois são produzidas a partir de um corpo formado por aglomerado de grânulos de cortiça, ao qual, num dos topos, e aplicado um, dois ou três discos de cortiça natural seleccionada. As rolhas de champanhe têm um maior diâmetro que as rolhas normais. Este maior diâmetro é imprescindível para suportar as elevadas pressões existentes nas garrafas de vinhos com gás. Para obter as melhores performances físicas, químicas e microbiológicas, as rolhas de champanhe são sujeitas a uma fabricação minuciosa e a um controlo de qualidade apertado.As rolhas de champanhe são basicamente apresentadas nas classes: Extra, Superior, 1º e 2º, podendo no entanto variar de produtor para produtor.