A vinícola Fattoria dei Barbi fica em Montalcino e fomos recebidos pela simpática Raffaela Guide que percorreu conosco as dependências desta importante e internacional produtora de vinhos Brunello, que exporta vinhos desde 1817.
Dentro das instalações tem um museu interessante que mostra a evolução das técnicas de vinificação dos vinhos Brunellos. Também mostram gráficos históricos de crescimento das áreas destinadas a elaborar este vinho, que passou de 2077 hectares no ano de 1967 para 79.440 hectares, em 2009, crescimento de 3725%.
Degustação na Fattoria dei Barbi:
01: Brusco dei Barbi – IGT – 2010
Este vinho não passa em barris de madeira, somente em reservatórios de aço inoxidável, com proposta de apresentar um vinho com frescor, fruta e jovialidade. Elaborado com um corte de Sangiovese e Canaiolo.
De cor rubi, transparente. Viscosidade média. Nariz de intensidade média. Aromas frescos de violeta. Na boca, de corpo leve, macio, equilibrado. Simples, para o dia a dia. Vinho bem elaborado, ideal para harmonizar com uma pizza a pomodoro. 83 pontos,
02: Morellino dei Barbi – DOCG – 2011
Este vinho elaborado com uva da região de Marema, norte da Toscana, novo Eldorado, em corte com 85% de Sangiovese e 15% de Merlot mostrou uma cor rubi clara. No nariz, aromas leves de cereja. Na boca, de corpo leve, macio, delicado. Retrogosto curto. Bom vinho. 84 pontos.
03: Rosso di Montalcino – 2010
De cor rubi clara, elaborado com 100% de Sanviosese, de viscosidade média. No nariz, aromas leves de cereja. Na boca, taninos verdes que compromete o conjunto, deixando leve amargor no final. Retrogosto curto. Vinho fraco. 79 pontos.
04:Brunello 2008
Este vinho ficou 3 anos em “Bota” (grandes barris de madeira) e 3 meses em garrafa. De cor rubi. Viscoso. Aromas delicados de cereja e flor violeta. Na boca, de corpo leve, elegante, macio, boa acidez. Retrogosto médio. Muito bom. 87 pontos.
05: Brunello Vigna Del Fiore – 2007
De cor rubi, um pouco escura. Viscosidade média. Aromas elegantes de cereja e bosque. Na boca, de corpo médio, leve amargor no final. Taninos por evoluírem. De corpo médio. Retrogosto médio. Muito bom. 81 pontos. Esperava mais deste vinho.
06: Brunello – Riserva – 2007
De cor granada. Viscosidade média. Aromas de intensidade média, com leve cereja. Na boca, macio, delicado, de corpo leve. Boa acidez. Complexo, depois de minutos mostrou couro e baunilha. Retrogosto longo. Muito bom. 89 pontos.