Depois de alguns dias na Suíça chegamos na cidade de Salzburgo, cidade natal de Mozart. A cidade respira a música deste gênio. Todas as lojas de souvenir, de chocolates ou de qualquer guloseima tem em sua embalagem a foto de Mozart. Logicamente, visitamos a fachada da casa onde ele viveu parte de sua vida, na margem esquerda do rio Salzach. Do outro lado do rio, destaca-se o palácio Mirabell, com seu majestoso e florido jardim. No topo da montanha, a fortaleza de Hohensalzburg impressiona pela sua grandeza, sentinela da cidade. Caminhamos pelas ruas da cidade antiga, com belas lojas, restaurantes, museus e livrarias, na Getreidegasse e chegamos na Resudenz, construção mais luxuosa da cidade, antiga residência do arcebispo.
De Salzburgo, demos uma boa arrancada e chegamos a Viena. Que surpresa. Que cidade. Uma arquitetura harmonizada em todas as cidades, entre cada monumento, entre cada praça. Magnifica de dia e majestosa durante a noite. Talvez uma das mais belas cidades que visitamos durante nosso projeto.
Deixamos o motorhome em um Camping, fora de Viena e de metrô partimos para o centro da cidade de limitado pelo rio Danúbio, pela Ringstrasse e a Franz-Josefs-Kai.
Perambulamos pelas ruas do centro. Viena é repleta de charmosos cafés, belos restaurantes, lojas maravilhosas e sofisticadas, povo contente e calmo. Felizes.
Começamos pela majestosa catedral Stephansdom, edificada em estilo gótico, com suas agulhas imponentes apontando para o céu. A cada sobrada de esquina, uma surpresa arquitetônica, como a igreja Peterskirche, com sua cúpula esverdeada coberta de pátina.
Chegamos à Domgasse nùmero 5 e deparamos com muitos turistas fotografando a casa onde Mozart morou (ele nasceu em Salzburgo), Viena respira suas valsas…
E tome caminhadas. Cansados chegamos ao complexo Hofburg, antiga residência dos imperadores da Áustria, como a imperatriz Sissi. Destaca-se neste complexo o Neue Burg, erguido antes da primeira guerra mundial.
Atravessando o parque central, onde estava sendo realizado um festival de filmes, deparamos com uma bela edificação, a prefeitura e o Parlamento, em estilo romano e grego, com um monumento (estátua de Palas Atena, deusa da sabedoria). Mais ao sul destaca-se a imponente Opera de Viena.
Viena merece uma volta com calma. Ainda voltaremos, em um futuro breve. Adeus cidade das valsas…