Caminhar pela Acrópole é uma volta ao passado, é relembrar seus milhares de anos de vida, é sentir no ar a importância histórica da mitologia Grega espalhada pela cidade de Atenas. A cidade é lar de muitos grandes da história, como os filósofos Sócrates e Platão. É o berço da civilização ocidental, palco de inúmeras invasões e guerras. Atenas possui um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo.
O conjunto mais famoso de construções e edifícios é datado do século 5 a.C. Localizada no alto de uma colina, os monumentos e templos desse lugar oferecem visão privilegiada de toda a cidade. O Partenon é o templo mais representativo da Acrópole e um dos símbolos mais conhecidos de Atenas. Em seu topo, uma estupenda vista da grande cidade sente-se o esplendor da Grécia antiga.
Abaixo da Acrópole está a Ágora Antiga, principal centro urbano da Grécia antiga, repleta de teatros, templos e arenas, por onde transitaram os famosos filósofos gregos Sócrates e Platão.
O templo de Zeus com suas 104 colunas de 17 metros de altura, cuja obra começou a ser erguida a mando do imperador romano Adriano, demorou mais de 700 anos para construída. Andamos pelas ruas do bairro de Plaka, mais antigo de Atenas, repleto de turistas comprando lembranças, estatuetas e templos em miniatura.
Outro ponto de grande destaque da cidade é o museu Arqueológico Nacional que surpreende pela coleção de esculturas, vasos, afrescos e objetos expostos datados da antiguidade clássica grega. Centenas de peças de bronzes, armas, mármores, esculturas, remontam a história antiga. Destaque também para a visita ao teatro Dionisio, palco onde foram encenadas as primeiras tragédias gregas.