A vinícola Allegrini se situa na região do Vêneto, próxima a cidade de Fumane, a qual está incluída na área de denominação de Valpolicella Clássico.
Sua produção é de 900.000 garrafas de vinho por ano, com presença forte nas exportações para 74 países.
Além da cantina, moderna, ela possui a Villa dela Torre uma jóia da arquitetura renascentista, cercada por vinhedos que escalam a montanha, onde são realizados eventos, exposições, concertos e jantares harmonizados para grupos de turistas.
Degustação na Allegrini:
01: Valpolicella Classico 2012 – 7,5 Euros
De cor cereja, clara. Viscosidade média. No nariz, aromas de cereja de intensidade média. Na boca, ótima acidez, de corpo médio, jovial, pronto para beber, fresco. Retrogosto curto. Bom. 84 pontos.
02: Palazzo dela Tore – 2009 – 13 Euros
Este corte de Corvina, Rondinela e Sangiovese se apresentou de cor violeta escura. Lágrimas rosadas, mostrando muito extrato e alta viscosidade. No nariz, uma doçura elegante e intensa. Na boca, macio, de grande corpo, complexo. Retrogosto longo. Vinho Excelente. 90 pontos.
03: La Grola 2009 – 16 Euros
Um tinto em corte com 80% de Corvina e 20% de Syrah, de cor violeta escura. Alta viscosidade, com lágrimas vermelhas. No nariz a mesma doçura espetacular do vinho anterior, uma geléia de ameixa. Na boca, macio, aveludado, carnoso que dá vontade de mastigar. Complexo. Retrogosto longo. Excelente. 92 pontos.
04: Vila Giona 2007 – 24 Euros
Um corte com castas francesas Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah de cor quase negra. Alta viscosidade. No nariz, baixa intensidade aromática. Estava fechado. Na boca, de corpo médio, boa acidez. Bom vinho. 83 pontos.
05: La Poja – 2007 – 54,5 Euros
Um varietal de Corvina que passou em barricas francesas de primeiro uso, por 20 meses se mostrou com cor granada. Viscoso. No nariz, frutos maduros com fundo de cassis de alta intensidade e qualidade. Na boca, harmônico, equilibrado, aveludado e elegante. Excelente. 93 pontos.
06: Amarone Della Valpolicella Classico – 2008 – 51,50 Euros
Um corte de Corvina, Rondinela e Oseleta se apresentou com cor vermelha, opaco. Alta cosidade. No nariz, aromas intensos de fruta madura, uma compota. Na boca, ótima acidez (difícil de encontrar nos Amarones) bom ataque com taninos macios e maduros. Retrogosto longo. Excelente. 92 pontos.
07: Giovanni Allegrini Recioto – 2009 – 92 Euros
Mesmo corte do vinho anterior mas com proposta de um vinho de sobremesa. De cor negra. Alta viscosidade com muito extrato, lágrimas rosadas. No nariz, aromas de alta intensidade e de excelente qualidade, remetendo a frutas maduras e passando pelo chocolate. Na boca, macio, avelulado, de grande corpo, doçura bem posicionada e delicioso. Excelente. 93 pontos.