Foi com ansiedade que chegamos na costa da Croácia. Finalmente o verão europeu havia começado, e nada mais justo que uns dias nas mais famosas praias da Europa, depois de ter pegado tantos dias de frio intenso.
A Croácia é um dos países mais jovens do mundo, pois obteve sua independência somente em 1991, após a separação da antiga Iugoslávia. Vem apresentando importante crescimento econômico nos últimos anos, reforçado pelo grande número de turistas que vêm descobrindo as paradisíacas praias croatas, a um preço muito mais atrativo do que as famosas praias gregas e provençais, e foi inserida recentemente na União Européia. Este país é a bola da vez do turismo internacional.
A beleza natural do país é impressionante, com sua costa azul turquesa de águas cristalinas, do mar Adriático.
Percorremos com nosso motorhome de norte ao sul pela costa, (cerca de 1800 km) desde Rijeka, passando por Zadar, Split, Brela e Dubrovnik, vislumbrando mais de 1200 ilhas e centenas de navios turísticos, iates, barcos e veleiros, como um formigueiro em alto mar, encalhados nas infinitas enseadas pitorescas de um gritante azul-esverdeado. A maioria das praias são de pedras ao invés de areia, mas são lindas.
Começamos por Zadar, uma importante cidade litorânea, repleta de muralhas e edificações medievais, muito cobiçada por turistas de todo o mundo. Ao seu redor, estão localizada umas das mais belas praias da Croácia, e é possível ir e voltar no mesmo dia. Além disso, possui muita atração cultural, e um pôr-do-sol de tirar o fôlego!
Passamos rapidamento por Split, uma cidade mais urbana e menos ifraestrutura pra motorhomes, mas muito bom também pra quem vai ficar em hotel. Descemos então até Brela, uma praia super charmosa, repleta de bares, restaurantes e muita gente bonita.
Depois de uma arrancada de quase 1000 km, chegamos à última cidade croata, a famosa Dubrovonick. Possui belas praias, e um importante centro histórico classificada como patrimônio da Humanidade pela Unesco.