Após duas semanas na Toscana fugimos de nossa rota dos vinhos e fomos visitar a internacional turística cidade de Pisa, cujo habitante mais famoso é nada menos do que Galileu Galilei. A curiosidade era grande para conhecer a inclinada Torre de Pisa, cantada em verso e prosa pelo mundo. Estacionamos o motorhome em uma grande área destinada às centenas de ônibus de turismo e montamos em nossa bicicleta, rumo ao monumento mais famoso do mundo.
O principal fator de sua inclinação se deva ao fato do local escolhido para sua edificação. Acredita-se que existia um mar próximo e o terreno possui grau extremamente baixo de compactação.
A Torre começou a ser construída, em 1174, com o objetivo de abrigar o sino da catedral de Pisa e somente foi finalizada 156 anos após, tendo 56 m de altura. Ela começou a se inclinar quando três dos oito andares já estavam prontos. Os engenheiros tentaram endireitar a inclinação construindo os andares um pouco maiores do lado mais baixo. Mas, esta medida não deu certo e acabou prejudicando ainda mais a construção, porque aumentou a instabilidade com o excesso do peso.
Em 1838, uma obra de restauração atingiu um lençol freático e inundou toda a base da Torre de Pisa. Um século depois, o ditador, Benito Mussolini, ordenou que aplicações de cimento fossem inseridas junto ao alicerce, entretanto, o monumento acabou torto do mesmo jeito.
Na década de 1990, uma grande reforma foi realizada para que o monumento não viesse a cair, que envolveu o apresamento de cabos de aço ao redor da torre. Com uma distância de quase um quarteirão, esses cabos eram ligados a um grande contrapeso que conferia estabilidade à torre enquanto ela era reparada. Além disso, várias placas de chumbo foram colocadas na parte oposta da inclinação.
Em uma segunda fase foram retiradas através de grandes brocas toneladas de terra da parte mais alta da base. A extração de toda essa terra criou um grande espaço vazio na região oposta da inclinação. Na medida em que os cabos foram soltos e os pesos retirados, o próprio peso da Torre de Pisa realizou-se uma reacomodação que diminuiu o aspecto inclinado em meio grau. Ainda bem que a engenharia não resolveu o assunto, pois o charme é ver este monumento inclinado.