Berlim não carrega mais o peso da atmosfera de guerra, destruição, derrota e separação.
Somente alguns monumentos fazem remeter a memória ao período negro nazista, com a presença ainda de pequenos fragmentos do muro de Berlim que dividia a cidade em dois blocos: o bloco capitalista e o bloco comunista, o qual foi derrubado em um fato histórico denominado a queda do muro de Berlim. Um pequeno trecho deste muro, ainda está em pé para que a nova geração não se esqueça dos tempos negros. Os outros 155 km do muro ruíram, pacificamente, em 09 de novembro de 1989.
O memorial construído em homenagem aos seis milhões de judeus mortos durante o regime nazista, chamado de Holocaust-Mahnmal, consiste em uma obra de arte em uma grande praça repleta de caixas cinzas de concreto alinhadas em diversos tamanhos e alturas, simbolizando túmulos.
Outra iniciativa para que com o passar do tempo a nova geração não se entusiasme com a filosofia desastrosa dos nazistas, em diversos trechos da cidade pode-se ver no chão uma trilha de paralelepípedos com uma placa de ferro com a inscrição “Berliner Mauer 1961-1989” (Muro de Berlim 1961-1989). Estas trilhas mostram o percurso por onde o muro passava enquanto estava erguido.
Berlim é uma cidade moderna. Um contraste entre os edifícios históricos e a arquitetura contemporânea e diversa. O destaque desta cidade limpa e organizada fica por conta do portão de Brandemburgo, sede do governo alemão e o histórico Reichstag, sede do parlamento.
Berlim, multi-cultural, respira artes e música clássica em seu mais de 100 museus e teatros. Pelas ruas Friedrichsse, Hachesche e Kurfurstendamm desfilam lojas maravilhosas e delikatessens de dar água na boca. Berlim é uma das cidades mais fascinantes da Europa, com seus belos e bem cuidados parques. Muita área verde, onde é até mesmo possível parar motorhomes. Durante quatro dias ficamos estacionados e dormindo dentro do parque Tiergarten, próximo ao portão de Brandemburgo.
Outro ponto imperdível para se visitar é a bela e imponente Berliner Dom ou Catedral de Berlim. É sem dúvidas uma das construções mais fotografadas de Berlim.
Nossa fase de permanência na Europa estava terminando após 11 longos meses de permanência neste velho e histórico continente, um berço de cultura e visão de várias civilizações.