Está vinícola, localizada próxima a cidade de Tolcsva, próxima a Tokaji, é famosa, principalmente considerando que é de propriedade da espanhola Vega Sicília que elabora um dos melhores vinhos tintos do mundo, na Espanha.
Na vinícola é obrigatória usar estes colete para não sentir muito fria, na húmida e fria adega que gera um mofo para formar um ambiente especial de guarda e evolução dos vinhos Tokaj.
Nos vinhedos desfilam as brancas Furmint, Hárslevelu, Sárgameskotály e Zéta.
O que mais impressionou na visita foi percorrer vários quilômetros nas caves subterrâneas onde descansam os seus famosos vinhos de sobremesa, em barris chamados localmente de Gorc, com capacidade de 136 litros.
Degustação na Oremus:
01: Oremus Mandolas Dry 2011
Um varietal elaborado com a uva Furmint de cor palha, claro. Viscosidade média. Nariz expressivo de frutas cítricas. Na boca, ótima acidez com bom ataque inicial. Fresco e agressivo, mostrando força. Retrogosto longo. Muito bom. 85 pontos.
02: Oremus Late Harvest 2010
Um branco em corte com 55% de Firmint, Harslevelu, Muscat e Zeta se apresentou com cor amarelo claro. Com aromas de mel de intensidade média e com fundo lembrando damasco seco. Na boca, macio, equilibrado entre a boa acidez, doçura e álcool. Bom. Retrogosto médio. 84 pontos.
03: Tokaji Oremus 5 Puttonyos 2005
De cor amarelo dourado. Viscoso. Aromas intensos de mel e frutos secos de excepcional qualidade. Complexo. Na boca, macio, elegante e complexo. Retrogosto longo. Excepcional. 96 pontos.
04: Oremus Tokaji 5 Puttonyos 1999
Amarelo escuro. Denso. Aromas de mel e melaço. Na boca, macio, boa acidez. Equilibrado e elegante. Retrogosto longo. Excelente. 94 pontos.
05: Oremus Tokaji 6 Puttonyos 1999
Como é interessante realizar uma degustação comparativa em níveis de doçuras de vinhos mágicos, comparando cada proposta (número de Puttonyos). Este vinho se apresentou de cor amarelo, quase âmbar. Aromas intensos de amêndoas e figo com fundo remetendo a mel. Na boca, macio, harmônico. Retrogosto longo. Excelente. 93 pontos.
06: Ezsencia 2003
Este néctar ficou 2 anos em garrafas de vidro com capacidade de 20 litros e 2 anos em barril e adormeceu por mais 4 anos em garrafas. De cor âmbar. Mel puro de excepcional qualidade e intensidade aromática que enche as narinas. Na boca, de mastigar devido a sua grande densidade e corpo. Macio, aveludado. Complexo. Inesquecível. De degustar de joelhos. Retrogosto longuíssimo. Excepcional. 96 pontos.