A tradicional família Antinori inaugurou em 25 de outubro de 2012, nas terras de Chianti Clássico, sua mais espetacular vinícola. Um projeto arrojado, com investimento superior a 100 milhões de Euros. Os Antinori, proprietários da Tenuta Pèppoli, Tenuta Tignanello e Tenuta Badia a Passignano partiram para este novo projeto, que é uma obra arquitetônica majestosa preparada para receber centenas de enoturístas por dia.
Foram 7 anos de projeto sem provocar impacto ambiental, buscando integrar os materiais utilizados na construção, aço, madeira e pedras. Em uma harmonia idêntica a linha de produtos deste famoso nome da viticultura italiana, Antinori, um dos percursores dos vinhos Super-Toscanos com o tinto Tignanello assombrou o mundo.
A visita foi iniciada com uma apresentação de um vídeo institucional em uma sala-cinema, luxuosa e confortável. Os vinhedos são novos e ainda sem entrar na fase produtiva, com foco em criar um grande Chianti.
Recentemente foram plantados Canaiolo, Ciliegiolo, Colorino, Malvasia Nera, Mammolo e uma pequena parcela de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.
No projeto foi adotada a tecnologia moderna de processo de vinificação por gravidade, prática que traduz em poucas trasfegas do mosto e do vinho. Apesar da alta capacidade instalada, seus tanques de fermentação são pequenos que possibilitará a vinificação por parcelas.
Além da sala de barricas, em uma arquiterura impecável, existe uma outra sala de pequenas barricas para a elaboração do Vin Santo, (elaborado com a Trebbiano e Malvasia). Nas dependências estão instalados um Museu e uma galeria de arte. Complementando o projeto a vinícola também tem uma ala de produção de azeites especiais.
Degustação na Antinori:
01:Badia a Passignano 2008
Um tinto profundo, de cor granada, espesso. No nariz aromas de chocolate e couro, complexo. Na boca, macio, taninos maduros, complexo. Retrogosto longo.Vinho magistral, 90 pontos
02:Tignanello 2010
Um grande vinho Super Toscano, em corte de Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, de cor vermelha puxando para o rubi. Elegante, sofisticado, complexo, mágico. Vinho de degustar de joelhos. Excepcional. 95 pontos.
03:Guado al Tasso 2009
Um corte bordalês, proveniente da zona de Bolgheri, famosa pelos seus Super Toscanos, com 60% de Cabernet Sauvignon, 25% de Merlot, 12% de Cabernert Franc e 3% de Petit Verdot se apresentou de cor quase negra. No nariz, aromas intensos de couros passando por pimenta negra de excelente qualidade. Na boca, de bom corpo, complexo, macio, elegante, fino. Excelente. 93 pontos.
04:Solaia 2009
Silêncio e concentração para meditar diante de um dos maiores vinhos do mundo. Este Solaia de Cabernet Sauvignon se apresentou com cor rubí. Nariz intenso de noz moscada e couro. Na boca, mágico, de morder, de sonhar. Complexo. Maravilhoso. Retrogosto longo. Excepcional. 98 pontos.