A vinícola Maculan fica no Vêneto, na sub-região de Breganze, província de Vicenza.
Fundada em 1947 elaborando vinhos de qualidade baixa, mas a partir de 1970, a 3ª geração da família adotou práticas mais modernas e melhorou a qualidade de seus vinhos, Partiu para fazer a fermentação do mosto em tanques de pequena capacidade.
Em seus vinhedos são plantados as tintas francesas: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e a Pinot Nero (Pinot Noir, da França) e a italiana Marzemina, típica desta região. As brancas a Pinot Bianco, Pinot Grigio, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Moscato e a típica Vespaiola.
Degustação na Maculan:
01:Maculan Bidibi 2012 – 7,20 Euros
Um vinho branco elaborado com as uvas Tai (60%) e restante de Sauvignon Blanc. Apresentou-se de cor esverdeada, clara. Viscosidade média. No nariz aromas de boa intensidade remetendo a aspargos. Na boca, fugidio, de corpo leve, final curto com leve amargor, que compromete. Bem elaborado. Para o dia a dia. Vinho simples. 78 pontos.
02: Maculan Vespaiolii 2012 – 7,20 Euros
De cor amarelo forte. Viscosidade média. Intensidade aromática média, fundo de abacaxi. Na boca, leve amargor, fugidio, de corpo leve e com certa agressividade. Razoável. 78 pontos.
03: Maculan Ferrater 2012 – 19,20 Euros
Um Sauvignon Blanc de cor amarelo claro. Viscoso. No nariz aromas de maracujá por amadurecer. Na boca, ele melhora. De corpo leve, boa acidez. Retrogosto médio. Razoável. 79 pontos.
04: Pinot Nero –2010 – 8,60 Euros
Esta casta tinta Pinot Nero é a mesma francesa famosa da Borgonha, a Pinot Noir.
Uma casta de difícil vinificação, caprichosa. Este tinto se apresentou de cor rubí, claro. Viscosidade baixa. No nariz, aromas de baixa intensidade lembrando cerejas. Na boca, de corpo leve, taninos verdes, álcool sobressaindo criando um certo desequilíbrio. Retrogosto curto. 76 pontos.
05: Brentino 2011 – 9 euros
Um corte de Merlot e Cabernet Sauvignon em proporções iguais, mostrou no exame visual, cor violeta de boa intensidade. Viscosidade média. No nariz, intensidade aromática baixa, com toque de baunilha. Na boca de corpo leve, taninos verdes um pouco adristringente. Retrogosto curto. Bem elaborado. Bom vinho. 80 pontos.
06: Palazzotto – 2009 -14,30 Euros
Um varietal de Cabernet Sauvignon que foi vinificado em reservatório de aço inoxidável e depois passou um ano em barris, metade de primeiro uso e metade de segundo uso. De cor violeta, viscosidade média. Nariz de intensidade média com presença de aromas de couro. Na boca, taninos verdes. Retrogosto curto. 81 pontos.
07: Fratta – 40,40 Euros
Um corte de 75% de Cabernet Sauvignon e restante de Merlot que passou um ano em barris novos, de cor quase negra. Viscoso. Lágrimas rosadas mostrando boa carga de extrato. Na boca de grande corpo, macio, aveludado. Este vinho dá um salto de qualidade da linha de produtos até agora degustado. Bom vinho, mas de péssimo custo-qualidade. 84 pontos
08: Crosara – 2009 – 71 Euros
Um Mertot com uvas passificadas durante uma semana se apresentou de cor negra. Alta viscosidade, com lágrimas teimosas em não querer cair pela taça. No nariz, grande intensidade aromática. Na boca, de bom corpo. Taninos potentes, mas verdes. Bom vinho. 82 pontos.
09: Dindarello – 2012 – 13,80 Euros
Um vinho de sobremesa elaborado com a uva Moscato Fiora d”Aranjo. De cor amarelo intenso. Viscoso. Nariz de grande intensidade remetendo a pêssego maduro. Na boca, bem equilibrado entre a doçura e o teor alcoólico. Retrogosto longo. Muito bom. 85 pontos.
10: Torcolato 2009 – -14,20 Euros
Outro vinho de sobremesa, de cor amarelo dourado, intenso. Alta viscosidade. Aromas intensos de geléia de abacaxi. Na boca, de grande corpo, macio, acidez bem equilibrada com a doçura e álcool. Muito bom. 87 pontos.
11: Acininobili – 2006 – 40,40 Euros
Um Vespaiola atacado pela Botritys, pacificado 4 meses com 2 anos em barricas novas, de cor ocre. Alta viscosidade. Grande nariz, remetendo a mel e passas secas. Na boca, macio, de mastigar. Retrogosto longo. Muito bom. 89 pontos.
12: Madoro – 2010 – 19,70 Euros
Um corte de Marzemina com Cabernet Sauvignon que sofre apassinamento e depois passou 5 meses em barricas, se apresentou de cor negra. Muito extrato, com lágrimas rosadas. Viscosidade alta. No nariz, aromas apimentados de alta intensidade e qualidade e complexidade. Na boca, de grande corpo com muito chocolate, que exige uma sobremesa com a mesma carga de doçura e corpo. Retrogosto longo. Muito bom. 88 pontos.