Como a maioria dos grandes produtores do famoso e internacional Vinho do Porto, a vinícola Taylor se mistura entre as casas antigas da cidade de Vila Nova de Gaia, em frente a histórica cidade do Porto.
Seus vinhedos ficam distantes cerca de 60 km, na sub-região do Douro, em Cima Corgo, próximo à cidade de Pinhão. Em terreno bastante inclinado, solo xistoso, quase 60 graus de inclinação, em patamares estreitos, estão plantados as principais uvas tradicionais para a elaboração do Vinho do Porto, as tintas Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinto Cão, Tinta Roriz (a mesma Tempranillo da Espanha), Tinta Amarela e a Tinta Barroca.
Ela adota o sistema de prensagem das uvas com os pés dos humanos em lagares (reservatórios retângulares construídos de pedra granítica). Durante o começo da fermentação, 14 pessoas marcham e dançam sobre as uvas espremendo-as cuidadosamente, para extrair sabores e taninos ricos. Depois de dois dias de fermentação o mosto gerado e drenado por um canal e passa para um pequeno reservatório onde é introduzido aguardente vinícola, que mata as leveduras e deixa no mosto açúcar residual. Isto tudo é feito longe da cidade de Vila Nova de Gaia. Depois os vinhos são transportados dos vinhedos do Douro em caminhão pipa para descansar e fazer as misturas necessárias nos galpões na cidade de Vila Nova de Gaia.
Para maiores detalhes as técnicas do processo de elaboração deste vinho mágico, veja reportagem anterior. A Taylor tem em seu portifólio os principais estilos de Porto: Vintage, L.B.V, Tawny (10,20,30 e 40 anos), Porto Colheita. O Tawny 40 anos desta casa tem em seu corte vinhos da safra de 1920, inacreditável. O seu famoso Porto Colheita é elaborado segundo o regulamento do Instituto do Porto: sem mistura de vinhos do Porto de outras safras. Os L.B.V. ficam 6 anos nas cubas grandes e depois são filtrados e engarrafados. Já o Porto Branco fica estagiando em cubas gigantescas de 100.000 litros.
Degustação na Taylor:
01: Taylor Late Bottled (L.B.V.) 2005 – 14 Euros
Este Porto da família Ruby é elaborado somente em safras boas, mas isto no Douro é dizer quase todos os anos. De cor Ruby, brilhante. Viscosidade média. No nariz aromas intensos de ameixa madura. Na boca, macio, elegante. Retrogosto médio. Muito bom . 86 pontos.
02: Taylor Year Old Tawny Port – 10 anos – 19 Euros
De cor ocre, leve e transparente. Viscosidade média. Aromas de intensidade média, remetendo a caramelo de boa qualidade. Na boca, macio, de corpo médio. Retrogosto médio. Muito bom. 88 pontos.