Esta famosa e conhecida internacionalmente vinícola de Ribera del Duero está localizada dentro da cidade de Peñafiel foi fundada em 1927.
Mas, ela não parou no tempo. Manteve suas caves subterrâneas antigas (cerca de 2 km) debaixo do Castillo (monumento de referência desta cidade) e no ano de 2000 construiu ao lado, uma vinícola moderna e de bela arquitetura, que é atingida através de um túnel que atravessa a rua que as divide.
Apesar de ser uma vinícola de elevada produção, cerca de 3,5 milhões de garrafas por ano, ela gera produtos de alta gama. Nestas caves subterrâneas os vinhos produzidos adormecem em 6.000 barris de carvalho, os quais são utilizados até o seu segundo uso.
Degustação na Protos:
01: Protos Verdejo -2012 – 5,5 Euros
Este branco elaborado na região vinícola de Rueda, com a casta Verdejo. Ele apresentou de cor amarelo tendendo para o esverdeado, brilhante, mostrando toda sua juventude. Viscoso. No nariz aromas de intensidade média de frutas brancas maduras, lembrando a pêra e depois surge o damasco e abacaxi. Na boca, leve amargor mas é característica desta uva que não traz demérito porque a acidez aportada engana o amargor. Retrogosto médio. Muito bom. 86 pontos.
02: Protos Verdejo – 2010 – 11 Euros
Este branco diferentemente do vinho anterior passa por barris de carvalho para ser feito a fermentação alcoólica e depois o seu amadurecimento.
De cor amarelo forte, mais intensa do que o vinho anterior, motivado pela passagem no carvalho. Alta viscosidade. Aromas intensos e de qualidade do grupo lácteo, sobressaindo a manteiga. Na boca, de bom corpo, boa acidez, um pouco agressivo mas macio. Muito bom. 88 pontos.
03: Vino Joven tinto – Tinta del País – 2011 – 7 Euros
Este tinto passou 6 meses em barris de carvalho (não é muito comum vinhos nesta categoria passar em barricas). De cor violeta. Viscosidade média. Até um pouco alta pois a proposta deste tipo de vinhos é de ligeiros e fugídios. No nariz aromas de intensidade média, com a ameixa aparecendo. Na boca, taninos presentes de qualidade média. Retrogosto curto. Bom vinho. 84 pontos. Ele é surpreendente se considerarmos a proposta de elaborar um vinho de consumo rápido. Ele chega aos pés de um “Vino Crianza”. Bom custo qualidade. 83 pontos.
04: Protos Crianza -2009 -14 Euros
Este varietal com 100% de Tempranillo (Tinta del País) passou 14 meses em barris de carvalho americano e francês. De cor violeta, brilhante. Viscosidade média. Aromas de intensidade média, mas de boa qualidade, sobressaindo ameixa. Na boca, taninos pegando na boca. Bem equilibrado com o álcool. Retrogosto médio. Bem elaborado. Bom vinho. 84 pontos
05: Protos Reserva 2006 – 21 Euros
Passou 16 meses em barricas. De cor granada, já mostrando seus 7 anos de vida. Alta viscosidade. No nariz, aromas ainda fechados. Na boca, taninos presentes de boa qualidade, macios, de corpo médio. Retrogosto médio. Muito bom. 89 pontos.
06: Protos Gran Reserva 2005
Varietal de Tinta del País de cor granada. Apesar da idade ainda estava com certo brilho. Alta viscosidade. Aromas complexos com notas de baunilha. Na boca, de corpo superior ao vinho anterior. Taninos redondos. Grande estrutura. Retrogosto longo. Excelente. 90 pontos.~
07: Protos Selectión Finca El Grajo Viejo – 2009 – 40 Euros
Um 100% Tinta del País – um vinho de autor. De cor violeta brilhante mostrando toda sua jovialidade. Alta viscosidade, com lágrimas rosadas, teimosas em não descer pela taça. No nariz, complexo mostrando especiarias e frutas secas. Macio. Excelente. 92 pontos.