Macaron é uma iguaria francesa criada na época renascentista, muito apreciada pela aristocracia da época. Há versões que contam que sua origem real foi em Veneza, na Itália. A pâtisserie Ladurée em Paris, imortalizou os docinhos preferidos da rainha Maria Antonieta. Em Paris, uma unidade de Macaron é vendida a cada segundo e custa cerca de 1 euro.
Nosso motorhome estava estacionado em uma área próxima ao centro de Bordeaux e um francês curioso, Guilherme, aparentando cerca de 25 anos de idade, se aproximou e fez a pergunta corriqueira, já realizada por centenas de curiosos pelos países que já visitamos: “O que é Wine World Adventure? Vocês são do Brasil? Que fazem por aqui?” conversa vai, conversa vem, dissemos que estávamos de partida para visitar a região vinícola de Saint-Émilion. E ele simplesmente disse: “Quero levar vocês para conhecer a típica e tradicional fábrica de Macaron da França. Vou agendar a visita e nos encontramos em Saint-Émilion. Seus proprietários são meus amigos de infância, visitas, somente são liberadas em caso excepcional!”
E às 11 horas do dia seguinte, Guilherme, o francês, estava na porta do motorhome em Saint-Émilion, em um estacionamento pré-estabelecido durante nosso bate-papo, em Bordeaux.
Em dois minutos de caminhada estávamos dentro da pequena fábrica artesanal de Macarons, em uma rua qualquer da cidade medieval de Saint-Émilion, conversando animadamente e deliciosamente com a velhinha linda, simpática e sorridente, responsável por arredondar o tal Macaron.
Sua filha, dinâmica Nadia Fermigier, com visão empresarial, explicou cada etapa do processo. E em cada fase, dizia fatos de entrevistas concebidas pelo mundo a fora. Na rua, um carro de uma TV da Indonésia estava esperando para uma filmagem. Uma pequena fábrica artesanal, uma escola de marketing do boca a boca, tradição secular…
Você pode fazer Macarons de várias cores e de diversas formas. Ao longo da história, várias cidades francesas criaram suas versões e variações, como em Lorraine, Nancy, Saint-Émilion, Amiens, Montmorillon, Chartres e Borgonha. Mas naquele momento, naquele dia, o que nos mais interessava era a versão natural e tradicional do Macaron de Saint-Émilion, receita das antigas “anciens”, religiosas de Saint-Émilion, desde 1620, guardada a 7 chaves.
Suas proprietárias com muita firmeza disseram: “As nossas são diferentes das coloridas, artificialmente vendidas nas centenas de lojas de Paris”. “As nossas são naturais e artesanais e deliciosas, completou a linda velhinha sorridente, Madame Blanchez. As nossas são elaboradas com amêndoas espanholas de dois tipos, uma aromatizante e a outra especial para dar estrutura e sabor; espanhola por ser mais barata do que a francesa”.
Ovos, açúcar granulado, amêndoas trituradas, levadas ao forno e pronto! Dúzias desta deliciosa guloseima estava pronta em um piscar de olhos.
1 Comentário. Deixe novo
Thanks for publishing photos of your stop in Saint-emilion,I stay follow you and all your adventures and wish you a great travel!