Esta bela Maison de Champagne fundada em 1836, localiza-se na cidade de Reims, e é uma das mais famosas produtoras de vinhos não tranquilos do mundo.
Cerca de 28 milhões de garrafas, adormecem entre 1 a 10 anos nas galerias subterrâneas que se estendem por cerca de 18 km, a 30 metros de profundidade, escavados em pedra calcária (tipo giz) durante o período galo-romano, que mantem uma temperatura ideal para o armazenamento do vinho. Para atingir a parte inferior das caves é necessário descer uma escada de 116 degraus. Cada túnel possui uma placa afixada com o nome dos principais países importadoresde seus espumantes.
Enquanto caminhávamos pelos túneis, éramos surpreendidos por diversas obras de artes espalhadas pelas galeriam, que agraciavam ainda mais a vista.
Durante o século XVIII e XIX, muitas casas produtoras na região de Champagne foram administradas por mulheres, viúvas geradas pelas diversas guerras que a beligerante França foi envolvida. A jovem viúva Jeanne Alexandrine Louise Mélin Pommery (Madame Pommery), se revelou uma grande empreendedora, criando uma imagem da marca com seus Champagnes de luxo e de alta qualidade para atender o exigente mercado inglês, que começou a exigir um novo estilo de espumante, o Brut, diferente dos adocicados produzidos até a data anterior a 1874. Alguns historiadores contestam, afirmando que foi a casa Perrier Jouet que elaborou o primeiro Brut, em 1846). Polêmicas a parte, Madame Pommery deixou um legado, que vale a pena visitar e degustar seus Champagnes de alto nível de qualidade.
Degustação na Pommery:
01: Brut Royal – 30 Euros
De cor amarelo claro. Belo Perlage. Aromas florais intensos e de alta qualidade. Na boca, agulha presente, bela acidez, que enche a boca. Muito bom 89 pontos.
02: Grand Cru Pommery 2004 – 44 Euros
Quando em um Champagne aparece no rótulo a safra este vinho é conhecido como um “millésime”. Isto significa que foi um ano de colheita excepcional e que não houve a necessidade de fazer a mistura dos vinhos base: Chardonnnay, Pinot Noir e Pinot Meurnier com outros vinhos mais velhos de outros anos, para manter o padrão e estilo da marca da casa. E este Champagne é realmente diferenciado. De cor amarelo mais escura do que o anterior, perlage com pequenas bolhas e fluxo constante, que levam os aromas intensos e de excepcional qualidade, sobressaindo pão tostado, complexo. Na boca, grande presença. Champagne de meditação e para ocasiões especiais. Excelente. 92 pontos.
03: Rosé Apanage – 69,90 Euros
De cor rosa escuro. Belo perlage. Aromas intensos de frutas e brioche com um frescor bem posicionado. Na boca bem equilibrado entre a acidez e a delicada doçura, (fato difícil de ser conseguido em um Champagne Rosé). Grande ataque inicial, mostrando bom corpo e agulhas delicadas, atacando as partes internas da bochecha.Vivacidade e um grande final de boca. Excepcional. 94 pontos.