Continuando nossa peregrinação pela margem esquerda do rio Gironde, na bela região de Médoc – Bordeaux, passeando com o motorhome a uma velocidade baixa, de 40 km para apreciar a bela paisagem do rio e dos vinhedos entre Saint-Estèphe, Pauillac, Saint-Julien,Listrac-Médoc, chegamos a Margaux, coração do Médoc, para visitar a vinícola Château Kirman.
Os vinhos deste Château são classificados como troisième Grand Cru Classé, onde seus 37 hectares de Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet
Franc e Petit Verdot, (Bordeaux, mudou, depois de 25 anos, muitas casas apresentam seu segundo vinho).
Degustação na Kirwan
01: Charmes de Kirwan – 2008 – 25 Euros
Um corte de 55% de Cabernet Sauvignon, 34% de Merlot, 4% de Cabernet Franc e restante de Petit Verdot, seguindo o famoso corte bordalês.
Este segundo primeiro vinho da casa se apresentou com cor violeta, brilhante. Viscosidade média. No nariz, ainda fechado. Na boca taninos domados e presentes, de carga média. Vinho de corpo médio. Retrogosto médio. Bom vinho 84 pontos.
02: Charmes de Kirwan – 2000 – 52 Euros
A proporção do corte muda um pouco com 51% de Cabernet e 18% de Merlot, 16% de Cabernet Franc e 15% de Petit Verdot. De cor violeta, apesar da idade avançada, (estava ainda brilhante). Com viscosidade superior ao vinho anterior. Mas, no nariz, completamente diferente, complexo, mostrando chocolate e especiarias. Na boca, taninos presentes e macios. De corpo médio. Muito bom vinho. 86 pontos.
Deugstação no Château Beychevelle
Localizada na sub-região de Saint-Julien, esta vinícla, com 80 hectares de vinhedos gera vinhos classificados como Quatrième Grand Cru
Classé.
01: Château Amiral de Beychevelle – 2009 – 22,50 Euros
O segundo vinho da casa se apresentou de cor violeta. Alta viscosidade. Lágrimas rosada, mostrando muito extrato. Aromas de grande
intensidade remetendo a baunilha e coco de excelente qualidade. Na boca, macio, de bom corpo. Elegante. Os taninos ainda necessitam de mais alguns anos para evoluírem e mostrar tudo que tem de interessante. Muito bom vinho. 89 pontos,como potencial para notas superiores se degustado pelos anos à frente.
02: Château Beuchevelle Grand Vin – 2009 – 90 Euros
De cor violeta. Alta viscosidade. Lágrimas rosadas, teimosas em não cai pela parte interna da taça. Aromas de alta intensidade e de excelente qualidade, lembrando frutas maduras. Depois de alguns segundos apresentou aromas de couro, especiarias e baunilha bem colocada. Na boca,
macio, elegante, de corpo médio. Taninos macios e que vão evoluir mais, mas já estão domados. Excelente vinho. 93 pontos.