Continuando às margens do rio Rhône, seguimos em direção à apelação mais importante da região vinícola do Rhône Setentrional: Hermitage. É sonho de todo enófilo degustar os vinhos desta apelação. Vinhos longevos, complexos, exuberantes, valorizados como os grandes vinhos de Bordeaux. São cerca de 140 hectares de solos variados e de diferentes “climats” que dão mais complexidade aos Hermitages. Seus vinhos elaborados com a Syrah, geralmente devem ser abertos após 10 anos de vida para mostrar todo o seu esplendor.
Em uma manhã de sol leve, chegamos na cidade de Tain l’Hermitage e fomos direto visitar a famosa vinícola M. Chapoutier
Degustação na M.Chapoutier:
A simpática e falante Ondine nos deu uma aula sobre a filosofia do Hermitage, comentando pausadamente em um francês puro e simples para que os aventureiros do projeto WWA pudessem entender.
01: Condrieu Inventare – Viognier 2011
Este vinho branco se apresentou de cor amarelo claro. Alta viscosidade. Aromas de alta intensidade e qualidade remetendo a abacaxi. Na boca, boa acidez, equilibrado. Retrogosto longo. Muito bom. 86 pontos.
02: St. Joseph –Marsanne – 2011
De mesma cor do vinho anterior. Alta viscosidade. No nariz, aromas intensos de abacaxi. Na boca, boa acidez, bem equilibrado. Retrogosto longo. Muito bom. 86 pontos.
03: Chante Alouette –Marsanne – 2011
Mesma cor e viscosidade do anterior. No nariz, complexo. Na boca, equilibrado, macio, de grande corpo. Excelente. 90 pontos.
04: Les Meysonniers 2010
Este tinto com a casta Syrah se apresentou com cor violeta, brilhante. Alta viscosidade. No nariz, aromas de frutas vermelhas frescas. Na boca, taninos presentes de boa qualidade, mas que necessitam serem melhor domados. Retrogosto curto. Bem elaborado. Bom vinho. 82 pontos.
05: Les Bécasses-2010
100% Syrah de cor violeta. Alta viscosidade. Aromas de geléia de morango. Na boca, bons taninos. Muito bom. 84 pontos.
06: Sizeranne 2009
100% Syrah que vem de um vinhedo mais caloroso com 14% de teor alcóolico. Aromas de couro de alta intensidade, complexo. Na boca, seus taninos já estão domados. Retrogosto longo. Vinho excelente. 90 pontos.
06: Sizeranne 2007
Este vinho, mais idoso do que o anterior, continua a festa com um nariz complexo. Na boca, boa carga de taninos que vão evoluir mais e mostrar muita coisa. Retrogosto longo. Excelente. 91 pontos.