Continuação de visitas às vinícolas de Côte de Nuits.
Degustação na vinícola Cave Dubois Bernard & Fils
01: Savigny Les Beaunes Village – Clos des Guelles
Um branco com a Chardonnay de cor amarelo escuro. Aromas intensos de frutas brancas maduras. Na boca, grande corpo. Boa acidez. Retrogosto longo. Muito bom vinho. 88 pontos.
02: Les Ratausse 2010
Este Pinot Noir de cor rubi mostrou aromas de frutas vermelhas de boa intensidade e qualidade. Na boca, corpo leve. Simples mas
muito bom. 85 pontos
03: Savigbny Les Beaunes – premier cru 2010 – Clos des Guetes
De cor vermelha clara. No nariz, aromas de frutas vermelhas. Retrogosto médio. Bom vinho. 83 pontos.
04: Beuane – premièr cru – Les Argots – 2010
De cor granada. Aromas de frutas vermelhas, talvez de amora. Na boca, macio, elegante. Grande final. Muito bom. 88 pontos.
05: Aloxe-Corton – 90
Este vinho vem de uma vinha velha, com 80 anos. Mostrou aromas intensos de cereja. Na boca, macio, aveludado, de corpo médio.
Retrogosto médio. Muito bom. 89 pontos
Degustação na vinícola Chevillon – Chezeaux
01: Haut Côtes de Nuit 2011
Um chardonnay de branco bem clarinho. Viscosidade média. No nariz aromas de boa intensidade de frutas brancas. Na boca, boa acidez e bom corpo. Retrogosto médio. Bom vinho. 83 pontos.
02: Borgogne – 2011
Cor rubi, clarinha. Aromas de cereja de boa intensidade e qualidade. Na boca, de corpo leve. Acidez pronunciada. Bem elaborado, para o dia a dia. Razoável. 79 pontos.
03: Hautes Côtes de Nuits -2011
Cor e nariz semelhantes do vinho anterior. Nada a acrescentar Razoável: 77 pontos.
04: Nuits Saint Georges 2011
De cor rubí um pouco mais escura do que os dois vinhos anteriores. Aromas leves de couro. Taninos presentes que necessitam mais alguns anos para mostrar seu potencial. Retrogosto médio. Bom vinho. 82 pontos.
05: Nuits Saint Georges Village St Julien 2010
Mesma cor dos anteriores. No nariz aromas de intensidade média, sobressaindo a cereja. Na boca, taninos ainda por evoluírem. Bom vinho. 82 pontos.
06: Nuits Saint Georges – Alex Champs Terdrix – premier cru 2010
Este premier cru mostra uma cor um pouco mais escura que os vinhos anteriores. No nariz aromas de cereja, intensidade média. Retrogosto médio Bom vinho. 83 pontos.
07: Nuits Saint Georges –Les Bousselots -premier cru 2010
De cor idêntica ao vinho anterior. No nariz a mesma linha. Na boca este está mais macio. Bom vinho. 84 pontos.
08:Nuits Saint Georges – Les Crots – premier cru 2010
Intensidade aromática superior ao vinho número 7 e de melhor qualidade. Na boca, macio, elegante. Um vinho feminino. Na boca de corpo médio, taninos domados. Retrogosto médio. Bom vinho. 89 pontos.
09: Nuits Saint Georges Les Porêtes – premier cru 2010
Idem ao anterior quanto a cor e nariz. Na boca ele está inferior porque seus taninos estão verdes. Bom vinho. 84 pontos.
10: Nuits Saint Georges – Les Saint Gerges – premier cru 2010
De cor mais intense do que os anteriores Aromas de boa intensidade e ótima qualidade. Mais complexo do que os anteriores, mostrando flor violeta, cassis. Muito bom. 89 pontos.
11: Nuits Saint Georges – Les Bousselots premier cru 2011
Este chardonnay se apresentou de cor amarelo clara. Ótima intensidade aromática, remetendo a mel. Na boca, macio, de bom corpo. Muito bom. 88 pontos.
Degustação na vinícola Louis Max :
Degustação em barricas
01:Mercury Les Caudrayes- Côte Chalonaise 2012
O vinho ainda está em processo de elaboração. Logicamente sua cor ainda se mostra turva. No nariz boa intensidade aromática e com grande potencial para se tornar um grande vinho.
02: Santenay premier Cru – La Comigne – 2012 – Côtes Beaune
Este vinho vai permanecer por mais 12 meses no barril de carvalho para depois ser engarrafado. Ele ainda se encontra turvo, mas já se apresenta com boa acidez.
03: Chassagne Montrachet premier Cru – Morgeat -2011
Este vinho sofreu a redacao e esta quase pronto. No nariz grande intensidade e de boa qualidade. Na boca está macio. Breve surgirá um grande vinho branco.
04:Puligny premier Cru – Champagnain
Este branco está quase pronto. Mostrou bem equilibrado. Boa acidez. De surgir um grande vinho. É esperar para confirmar. Mas, promete.
05:Corton Charlomagne 2010
Este branco elaborado com a Chardonnay, (como todos de Borgonha) se encontra em fase final de elaboração. E já está muito bom.
06: Santenay premier Cru – 2011
Este branco está quase pronto. Será engarrafado em janeiro de 2013. Tem um grande nariz. Na boca, macio, delicioso. Já é um grande vinho. Mais um tempo no barril e na garrafa será majestoso.
07: Mercury premier Cru – Les Vasées – 2012
Este tinto (Pinot Noir como todos tintos de Borgonha) se apresentou no nariz com aromas de confeitaria (bolo). Taninos presentes ainda por serem domados, (vinho ainda muito jovem), mas com grande potencial. Devera surgir um grande vinho.
08: Volnay 2011
Este vinho tinto vai ficar mais 15 meses no barril para que seus taninos sejam domados. Ainda está muito jovem. Será um grande vinho.
09: Volnay premier cru – Les Brouillards –2011
Um premier cru em processo de elaboração com taninos por polimerizar. De grande potencial para um vinho muito bom.
10:Pommard premier Cru- Les Epenots – 2012
Sua cor está mais intensa do que o anterior, mostrando muito extrato. Este eu acredito que será espetacular, em breve.
11:Pommard premier Cru – Les Epenots -2011
Seus taninos estão mais macio, mas tem que esperar mais. Certamente será um vinho de pontuação superior a 90 pontos.
12: Vosne Romanée Village
Tinto de cor bastante escura, mostrando muito extrato. Grande viscosidade. Aromas intensos de couro. Grande corpo. Com certeza será um excepcional vinho.
13: Vosne Romanée premier Cru – Les Suchots – 2011
Na mesma linha do anterior. Também será um grande vinho.
14: Nuits Saint George – 2011
Não gostei dos taninos. Parece que estão verdes. Aí não tem correção.
15:Gevrey Chambertin 2011
Os taninos estão mais maduros do que o vinho anterior. Promete.
16: Gevrey Chambertin premier Cru – Craipillot
Na mesma linha do anterior.
17: Clos Vougeot – Grand Cru 2011
Este Pinot Noir está muito novo, mas de todos os anteriores é o meu preferido desta maratona de degustação em barris, que cansa muito. É necessário muita atenção para analisar o potencial de cada vinho, quando ainda esta em processo de elaboração. Este vinho será um Gran Cru excepcional. Está é a minha aposta. Já estou dando 94 pontos.
18: Corton Grand Cru – Les Perrierés 2011
Em um nível um pouco abaixo do anterior, mas de grande potencial. Deverá ficar no patamar de excelente. Entre 90 a 92 pontos.
Degustação de vinhos em garrafas
Após a degustação em barril, que sempre é muito diferente e interessante partimos para uma rodada de vinhos já engarrafados, da mesma vinícola.
01: Mercurey – Les Rochelles – Côtes Chalonnaise – 2010
Este Chardonnay se apresentou de cor amarelo escuro. Alta viscosidade. Grande intensidade aromática, remetendo a abacaxi maduro. Na boca, bom corpo, bom ataque. Muito bom vinho.
02: Chablis Louis Max – Saint Jean
De cor amarelo claro. Viscoso. Aromas sílex. Grande mineralidade. Na boca, macio, equilibrado. Retrogosto longo. Vinhos excelente.
03: Mercury premier Cru – 2009
Este Pinot Noir está com cor granada. Alta viscosidade. No nariz, aromas de alta intensidade, lembrando violeta. Na boca, taninos presentes e macios. Bem equilibrado. Retrogosto médio. Muito bom. 85 pontos.
04: Côtes de Beaune – Savigny – les-Beaune –Les Grand Picotins – 2009
De cor granada. Grande viscosidade. No nariz este vinho dá um salto e mostra muita complexidade aromática. Na boca, macio, redondo, taninos maduros e domados.Muito bom. 89 pontos.