Dos vinhedos localizados em ladeiras íngremes em torno de Bernkastel surgem os melhores exemplares da região vinícola do Mosel. Caminhar pelas estreitas ruas repletas de casinhas ao belo estilo da velha Alemanha é um passeio romântico. Na parte mais alta da montanha as ruínas da fortaleza Landsbut e Kues completam o ar romântico desta pequena cidade-vila.
A cidade é cercada de vinhedos, plantados em pequenas propriedades rurais (inferior a 2 acres), e a maioria dos mais famosos vinhedos têm dúzias de proprietários com infra-estrutura, orçamentos e filosofias vastamente diferenciadas. O resultado é uma grande variedade de estilos de vinhos, desde o totalmente seco até o intensamente doce, com teores alcoólicos que variam de 6,5% na Alemanha até os 13%.
Em todos os vinhedos em declives daqui são espalhadas ardósias, que ajudam a conservar e a refletir o calor do sol aumentando assim o nível de madureza das uvas. Destes vinhedos surgem os mais famosos Riesling da Alemanha tais como: Fritz Haag, Hermann Donnhof, Schafer-Frohlich,Schloss-Lieser,Selbach-Oster, Egon Muller, Dr. Loosen, John Jos Prum, Willi Schaefer e outros.
A primeira que visitamos em Bernkastel foi a vinícola Dr. Loosen. Entramos na sala de degustação desta vinícola que se destaca no cenário internacional, como referência de vinhos brancos do Mosel. Sua sala de degustação parece um consultório médico. Móveis bem colocadas, tapetes e na bancada da janela os troféus com elogios das principais revistas internacionais especializadas em vinhos.
Nos seus vinhedos com 40 hectares, próximos a Bernkastel, nos patamares ao lado do rio Mosel existem três tipos de solos: vulcânico, xistoso e ardósia. Cada vinho apresenta a sua tipicidade, fortemente influenciada pelos diferentes solos. Parece que Dr. Loosen tem uma forte competição interna de vinhos de diferentes solos. Com entusiasmo ele comentou sobre as principais características do solo e as influências em seus vinhos.
Degustação Dr. Loosen
01: Dr Loosen Riesling Dry – Red Slate 2011
Amarelo claro. Alta viscosidade. No nariz alta intensidade aromática e de grande qualidade, remetendo a uma boa carga de mel. Elegante e intenso. Na boca grande corpo, acidez espetacular que enche a boca. Macio e de grande corpo. Retrogosto longo. Vinho excepcional. 95 pontos.
02: Dr. Loosen Riesling Blauschiefer -Trocken 2011
Amarelo claro. Alta viscosidade. No nariz segue a linha do anterior. Na boca grande corpo, acidez muito bem colocada. Mais mineralidade do que o anterior. Retrogosto longo. Vinho excelente. 94 pontos.
03: Graacher Himmelreich Riesling – Trocken 2011
Amarelo escuro. Grande viscosidade. Aromas intensos remetendo a mel. Na boca, grande ataque, macio, equilibrado, delicioso e de grande corpo. Retrogosto longo. Vinho excepcional. 96 pontos.
04: Dr Loosenn Urziger Wurzgarten Riesling – Alten Reber (solo vulcânico)
Amarelo claro para dourado. Grande viscosidade. No nariz aromas complexos e intensos. Talvez um pouco mais elegante do que o anterior (briga feia). Na boca excelente acidez, vivo, intenso e final de boca longo. Vinho excepcional. 96 pontos.
05: Dr Loosenn Wehlener Sonnenurh Riesling – Kabinett
Um vinho com somente 8% de álcool. Amarelo claro. Viscosidade baixa. Leve doçura residual, devido à interrupção da fermentação. Na boca, doce, fugindo um pouco do estilo dos vinhos brancos da Alemanha, que gosto. Vinho regular. 75 pontos.
06: Erdener Treppchen Riesling – Spatlese 2011
Amarelo dourado. No nariz aromas de boa intensidade e bem delicados. Na boca boa doçura, macio. Bom vinho. 84 pontos.
07: Urziger Wurzgarten Riesling – Auslese
Amarelo dourado. Viscosidade média. No nariz boa intensidade aromática. Na boca grande corpo. Retrogosto longo. Muito bom. 89 pontos.
08: Riesling Beernauslese 2006
Um vinho com somente 6,5% de álcool. Esse é o mundo do Riesling. Nem por isto o vinho deixa de ser interessante. Amarelo dourado. Grande viscosidade apesar do teor alcóolico baixo. Aromas intensos de mel de excepcional qualidade. Na boca, macio, aveludado, doçura deliciosa. Retrogosto longo. Excepcional vinho. 96 pontos.
09: Dr Loosen Riesling Eiswein 2009 – 6,5%
Este vinho elaborado com uvas congeladas se apresentou de cor amarelo dourado, intenso. Aromas de alta complexidade, elegantes e de alta intensidade, remetendo a um delicioso mel. Na boca, o mel continua em uma doçura delicada. Um esplendor. Vinho excepcional. 97 pontos.
10: Wehlener Sonnenuhr Riesling – Trockenbeerenauslese – 6%
O termo Trockenbeerenauslese significa que este vinho foi elaborado com uvas passas (secas). São vinhos para ocasiões especiais. Amarelo dourado. De tão viscoso parece um xarope. Na boca delicioso mel, intenso, complexo. Retrogosto longo. Vinho excepcional. 98 pontos.
2 Comentários. Deixe novo
hummmm !!! Essa degustação me deu água na boca !! Tá levando algum desses prá mim ?
Cor amarelo com tons dourados e reflexos verdes. Limpo e brilhante. No nariz, aromas frutados, frutas tropicais, abacaxi, maracujá doce, tons de mel, mineral, grama cortada. Na boca é frutado, potente, mas não mostra os 13,5° de álcool, bem cobertos por uma ótima acidez. Denso e untuoso, bom percurso e longo final. Retrogosto com notas de anis, erva doce. 100% Verdejo. Guia Peñin 90 pontos. Vol 13,5°. 750ml.