Saímos do Canadá-inglês (Toronto) e passamos para o Canadá-francês (Montreal).
Depois de Paris, Montreal possui a maior população francófona do mundo. Uma cidade européia na América do Norte, uma cidade universitária, segura, educada e limpa.
Montreal é uma grande ilha interligada com várias outras ilhotas, formando um mosaico de água, elevados, pontes e viadutos, onde muitas vezes o nosso GPS se perdeu.
Foi complicado transitar com o motorhome pela cidade, até que descobrimos um parque onde fixamos residência e fomos conhecer Montreal de metrô.
Em volta deste parque, ruelas de casas de estilo vitoriano, cafés, livrarias, galerias de arte, quadra de tênis, ciclovias e muito verde.
Antes de descobrir este lugar tranquilo, fomos de motorhome visitar o Centro Olímpico de Montreal, subindo pela maior ponte inclinada do mundo, construída em 1976.
Lá de cima, uma vista completa desta bela cidade.
Uma visita imperdível é percorrer a pé as ruas da chamada “Vieux Montreal”, lado antigo e tradicional com bons restaurantes em ruas estreitas, romântico e tranquilo.
Caminhando sem rumo pelas ruas de pedras deparamos com uma escola de bar egastronomia, comandada por um brasileiro. Proposta muito legal e interessante de aulas de introdução à gastronomia francesa.