
Por Paulo Queiroga
A bordo de um caminhão Iveco Daily,adapatado como motorhome, especialista em vinhos viaja pelas principais regiões produtoras da bebida pelo mundo.
No dia 26 de dezembro de 2011, o engenheiro aposentado e especialista em vinhos, Horácio Barros, partiu de Belo Horizonte rumo à realização de um grande sonho. A bordo de um Iveco Daily, patrocinado pela iIveco e acompanhado por seus dois filhos Pedro e Natália, Horácio saiu de Belo Horizonte para uma viagem de 30 meses visitando as principais vinícolas do mundo. A rota do projeto, que ganhou o nome de “Wine World Adventure”, inclui a visita a 170 regiões produtoras de vinho, localizadas em 24 países de quatro continentes, totalizando um percurso de mais 120 mil quilômetros. Estima-se que toda a aventura custe US$ 350 mil, o equivalente hoje a R$ 560 mil. “Esse é um projeto inédito. Nunca ninguém propôs uma iniciativa dessa magnitude, com esse número de países”, afirma Horácio.
O trajeto teve início na América Sul, seguindo pela América do Norte, África, Oceania e terminando na Europa. Tudo isso combinando o transporte por avião e um Iveco Daily motorhome, um caminhão adaptado para oferecer condições parecidas com as de uma casa. As distâncias mais longas serão feitas por avião enquanto o caminhão será transportado por navio. Em três meses de viagem a Wine World Adventure (WWA) já rodou quase 17 mil quilômetros, desde que saiu de Belo Horizonte, no dia 26 de dezembro de 2011. No Brasil, a expedição passou por Santa Catarina e pelo Rio Grande do Sul e visitou 13 vinícolas somente nesses estados. Em seguida, a equipe partiu para o Uruguai, onde conheceu os principais produtores de vinho nas cidades de Montevideo, Canelones e Punta Del Leste. Depois dessa maratona, foi a vez de conhecer mais um país da América Latina: a Argentina, onde a expedição chegou em fevereiro. Na capital Buenos Aires, o motorhome fez sua segunda revisão em uma concessionária Iveco e, de lá, a equipe partiu para visitar as vinícolas da cidade de Mendonza.
A segunda etapa da viagem começou no final de fevereiro, quando o motorhome seguiu viagem rumo à Terra del Fuego, Ushuaia, extremo sul da Argentina, na Patagônia. Foram 3100 km percorridos até Puerto Madryn, primeira parada para conhecer a Península Valdés. Na sequência, os aventureiros conheceram El Calafate e o Glaciar Perito Moreno. “El Calafate é uma cidade pequena, charmosa na beira do enorme lago Argentino. O primeiro dia foi para tirar o pó que se acumulou na parte interna do motorhome. Gavetas e bagageiros ficaram lotados de pó. Foi uma faxina geral no veículo. No dia seguinte partimos pela bela estrada pavimentada e serpenteada rumo ao imponente Glaciar Perito Moreno: um paredão de gelo com 60 metros de altura”, descreveu Horácio Barros, idealizador da Wine World Adventure.
Após três dias de permanência em Ushuaia, a WWA partiu para nova aventura ecoturística, rumo a Punta Arena, sul da Patagônia chilena. Segundo Horácio, foi uma jornada dura devido à longa distância. De Punta Arena, a equipe partiu para Puerto Natales, cidade ponto de partida para visitar o Parque Nacional Torres del Paine.”Passamos com o motorhome no principal e mais importante parque do Chile. Talvez um dos lugares mais visitados pelos amantes da natureza. A paisagem é impressionante e, do local, temos um excelente ângulo para fotografar”, completou Horácio. Ainda em terras chilenas, a equipe do WWA também conheceu o Vulcão Villarrica, em Pucon e, de lá, partiu para a cidade de Talca, onde começaram a visitar as vinícolas da região.







