A videira é uma trepadeira – necessita de sistema de condução para se ramificar. Existem vários tipos de sistemas de condução.
Ela necessita de sustentação para o seu desenvolvimento. Para tal existem várias técnicas e diferentes formas de conduzir a parreira durante o seu crescimento vegetativo. Sistemas diferentes na condução da videira podem alterar a qualidade da uva e do vinho.
A tendência mundial é pelo sistema de condução da videira pelo método espaldeira, entretanto, em determinadas regiões vinícolas outros sistemas são utilizados, de acordo com o microclima da região e tipo da uva.

espaldeira - vinhedo novo
O sistema de condução pode afetar o crescimento vegetativo, a produtividade do vinhedo e a qualidade da uva e do vinho. A condução do vinhedo permite, para um mesmo cultivar em ambiente determinado, regular os fatores ambientais e as respostas fisiológicas para a obtenção do produto desejado.
O sistema de condução, o tipo e a intensidade da poda, condicionam a aeração e a luminosidade dos cachos e das folhas influenciando na produção e qualidade das uvas. O enófilo necessita saber este assunto, pois muitas vinícolas colocam no contra-rótulo de suas garrafas informações sobre o tipo de condução da videira. Isto é feito como marketing e como informativo ao comprador, da preocupação do viticultor em sinalizar ao comprador os rendimentos (baixa ou alta produção – que pode afetar a qualidade de um vinho).
A produtividade pode variar em até 10 vezes (entre 2 e 20 toneladas/ha, por exemplo) dentro de um vinhedo. Geralmente os menores rendimentos geram vinhos mais concentrados e de melhor qualidade. A diversidade de sistemas de condução de uva nos deixa todos, não viticultores, um pouco confusos.
Há uma grande diversidade de sistemas utilizados nas centenas de regiões vitivinícolas pelo mundo, muitos possuem características similares ou estão fundamentados nos mesmos princípios; sendo que cada sistema têm suas vantagens e desvantagens, em termos de horas de sol recebida, ventilação, etc.
Tipos de sistemas de condução:
Os mais utilizados são o sistema de espaldeira e o latada (pérgulado), além outros tais como arvoredo, lira, Y-manjedoura, cruzeta e enforcado.
Espaldeira x Latada
O sistema de condução tipo espaldeira é um dos mais utilizados pelos viticultores nos principais países vitivinícolas do mundo. Entretanto, no Rio Grande do Sul o sistema de Latada é muito utilizado, mas atualmente muitos viticultores estão fazendo a conversão dos seus vinhedos para o Espaldeira.

Espaldeira
Vantagens do sistema Espaldeira:
1- Proporciona colheita mecânica fácil e é adaptado à poda mecânica.
2- Os frutos situam-se numa área do dossel vegetativo e as extremidades dos ramos em outra: isto facilita as operações mecanizadas, como remoção de folhas, pulverizações dos cachos e desponta.
3- Adapta-se bem ao hábito vegetativo da maior parte das viníferas.
4- Apresenta boa aeração.
5- Pode ser ampliado paulatinamente, pois a estrutura de cada fileira é independente.
7- Os pés de videira plantados em fileiras, o que permite que os cachos recebam luz direta, criando condições para uma melhor maturação das uvas.
Na foto abaixo, Sistema Espaldeira em Y.

Abaixo Sistema Lyra

Latada
Principais vantagens:
• Permite uma área do dossel extensa, com grande carga de gemas. Isto proporciona elevado número de cachos e alta produtividade; Em função de sua produtividade, possui uma boa rentabilidade econômica;
• É de fácil adaptação à topografia de regiões montanhosas, como a Serra Gaúcha e o Vale do Rio do Peixe;
Principais desvantagens:
• Os custos de implantação e de manutenção do sistema de sustentação são elevados;
• Não é o sistema mais apropriado para a colheita mecânica;
• A posição horizontal do dossel e o vigor excessivo das videiras podem causar sombreamento, afetar negativamente o microclima, a fertilidade das gemas, a madureza da uva, consequentemente a qualidade da uva e do vinho;
• O elevado índice de área foliar proporciona maior umidade na região dos cachos e das folhas, o que favorece o aparecimento de doenças fúngicas.

Sistema Pergula
Variação do Sistema de Latada, (com mais espaço entre as videiras)









